O Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) desenvolve e promove atividades de formação, capacitação e atualização para qualificar atores relevantes no campo penal e socioeducativo.

Essas ações envolvem parcerias com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, bem como escolas de magistratura estaduais, órgãos do Poder Executivo e organizações multilaterais, a exemplo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), assim como instituições de ensino.

Os cursos são ofertados em diversas modalidades. Conheça alguns deles disponíveis on-line e que podem ser realizados nos horários e frequência convenientes para os usuários.

O curso é uma ferramenta essencial para compreender e aplicar as Regras de Nelson Mandela como o padrão mínimo universalmente reconhecido para a gestão de prisões e o tratamento de pessoas presas estabelecido pela Organização das Nações Unidas.  

Disponível em 13 idiomas, a tradução para o português foi realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC) por meio do programa Fazendo Justiça, iniciativa do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Curso tem 200 horas de duração, divididos em sete módulos, e é destinado a agentes penitenciários, profissionais que trabalham com o tema de fiscalização de unidades prisionais e demais pessoas interessadas do Brasil e de outros países lusófonos. 

Acesse a Plataforma Global de E-learning do UNODC e cadastre-se para fazer o curso.

Tomada de Decisão na Audiência de Custódia é um curso on-line com 340 minutos. O seu conteúdo é baseado numa série manuais publicados pelo programa Fazendo Justiça, iniciativa do CNJ em parceria com o PNUD, no projeto de Fortalecimento das Audiências de Custódia, que teve o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). 

A capacitação tem cinco módulos, cada um baseado em um manual. Dois deles trazem conteúdos jurídicos para subsidiar as tomadas de decisões, sejam casos gerais ou considerando perfis e crimes específicos. Há ainda módulos sobre proteção social, prevenção e combate à tortura e sobre o uso de algemas. 

O curso está disponível Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud) e na Plataforma Global de E-learning do UNODC. As duas plataformas exigem cadastro prévio. O público-alvo principal são magistradas e magistrados, mas o curso é aberto a qualquer interessado e o acesso é gratuito, com emissão de certificado. 

Acesse:

A capacitação tem como objetivo apresentar o escopo do trabalho dos Escritórios Sociais, desde as estratégias de implementação até as etapas necessárias para o funcionamento. Com carga horária de 12 horas, o público-alvo principal são servidores e técnicos, mas o curso é aberto para qualquer pessoa interessada. 

O curso foi desenvolvido no escopo do programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o PNUD. A formação está disponibilizada de forma on-line na plataforma Aliança Brasileira pela Educação, iniciativa de empresas da holding Cogna Educação. 

Para acessar o conteúdo, inscreva-se na plataforma da Aliança Brasileira pela Educação e escolha a capacitação “Metodologias dos Escritórios Sociais”.

O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) integra em tempo real mais de 1,5 milhão de processos de execução penal em 36 tribunais do país. O conhecimento de seu funcionamento e seus módulos é importante para uma boa prestação de serviço. Para esse fim, foram organizadas formações voltadas para perfis de usuários diferentes do SEEU, assim como cursos de aprofundamento em módulos específicos do sistema, com o que permite registrar e acompanhar medidas diversas da prisão, a calculadora de pena e as formas de cadastro de pessoas e processos. 

Essa formação foi desenvolvida como parte do por meio do programa Fazendo Justiça, iniciativa do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e hospedado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD). 

Conteúdo de responsabilidade do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF)
E-mail: dmf@cnj.jus.br
Telefone: (61) 2326-4796