Reuniões debatem integração de tribunais de MG e RJ ao Justiça 4.0

Você está visualizando atualmente Reuniões debatem integração de tribunais de MG e RJ ao Justiça 4.0
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, nesta quarta (23) e quinta-feira (24/2), visitas institucionais aos tribunais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A atividade faz parte do ciclo de reuniões locais que discutem planos de ação para integrar os tribunais ao Programa Justiça 4.0, com destaque à Plataforma Digital do Poder Judiciário.

As reuniões são conduzidas pela equipe do CNJ formada pelo secretário-geral, Valter Shuenquener de Araújo, pelo secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica, Marcus Livio Gomes, e pelos juízes auxiliares que coordenam o programa. Nelas, é acompanhado o cumprimento do cronograma das etapas do plano de ação dos tribunais, promovida a troca de experiências e boas práticas em Justiça digital e apresentados produtos do Justiça 4.0.

A reunião na quarta-feira (23/2), será no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com participação dos presidentes do TJMG, Gilson Soares Lemes, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), Ricardo Antônio Mohallem, e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Marcos Lincoln dos Santos.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) recebe os representantes do CNJ no dia seguinte, às 10h30. Além do do TJRJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira, participam os do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Messod Azulay Neto, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Elton Martinez Carvalho Leme, e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Edith Maria Corrêa Tourinho.

Diagnósticos

Em 2021, por meio do Justiça 4.0, o CNJ realizou diagnósticos da conjuntura tecnológica dos tribunais em todo o país. Os resultados foram consolidados em planos de ação para cada órgão do Judiciário, para planejar as integrações e desenvolvimentos necessários.

O programa é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados