Audiência pública vai ouvir propostas para plano direcionado ao sistema prisional

Você está visualizando atualmente Audiência pública vai ouvir propostas para plano direcionado ao sistema prisional
Unidade Prisional Feminina de Rio Branco. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) abrem, nesta terça-feira (9/4), as inscrições para participação em Audiência Pública do Pena Justa: Plano Nacional para o Enfrentamento o Estado de Coisas Inconstitucional nas Prisões Brasileiras. O objetivo é colher propostas que contribuam para o Plano, que visa trazer respostas para a superlotação carcerária, para o controle da entrada e das vagas do sistema penal, da qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura, dos processos de saída da prisão e da inserção social, além de políticas de não repetição do estado de coisas inconstitucional no sistema prisional.

Trinta inscritos serão selecionados para apresentar contribuições, preferencialmente de forma presencial. A seleção dos participantes levará em consideração critérios de representatividade e aspectos como raça, gênero, se integrante de grupos LGBTI ou de comunidades tradicionais, familiares de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional, além da dimensão de representatividade da entidade.

A audiência pública, marcada para 29 e 30 de abril, será realizada no auditório do Ministério da Justiça e reunirá representantes da sociedade civil, órgãos e entidade públicas do Poder Executivo e  do Judiciário. Os interessados poderão se inscrever até o dia 15 de abril.

Inscreva-se

A relação das inscrições habilitadas será disponibilizada a partir do dia 22 de abril nos portais do CNJ e da Senappen, quando também será divulgada a programação completa da audiência.

Contribuições pela internet

Considerando as limitações de tempo e de número de participantes, eventuais pessoas inscritas não selecionadas para a audiência poderão apresentar contribuições on-line por meio da Consulta Pública do Pena Justa, que ficará aberta no portal do CNJ de 15 de abril a 5 de maio.

“A audiência pública é um espaço essencial para garantirmos que diferentes vozes sejam ouvidas no processo de construção deste plano que impactará diretamente a vida de milhares de pessoas, de forma alinhada ao entendimento do STF para uma construção colaborativa”, destaca o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, Luís Lanfredi.

Para o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, “a audiência pública é um instrumento eficiente para estabelecer uma interlocução entre a sociedade, os seus representantes e os órgãos públicos de diferentes esferas, na busca de propostas e de sugestões em um espaço aberto e de construção. Nós, da Senappen, estamos confiantes de que será um momento histórico, único e produtivo. Quero deixar aqui meu convite a todos que se interessem pela temática do sistema penitenciário a se inscreverem e participarem com suas contribuições e propostas”, reitera.

ADPF 347

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o estado de coisas inconstitucional nas prisões brasileiras no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 347, concluído em outubro de 2023. Na ocasião, foi determinada a elaboração de um plano nacional para o enfrentamento desse quadro, sob responsabilidade do CNJ e da União e em diálogo com instituições, órgãos competentes e entidades da sociedade civil. Após passar por etapas de construção com diferentes atores, o plano será entregue ao STF em julho.

Serviço:
Evento: Audiência Pública do Plano Nacional Pena Justa
Data/hora: 29 e 30 de abril, de 10h às 18h.
Local: Auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), DF
Inscrições: Até 15 de abril pelo link: https://formularios.cnj.jus.br/inscricao-audiencia-publica-adpf347/

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal