Portuguese PT English EN Spanish ES

Imagem: Texto Indisponível 87

Próximo Evento – 24/6/2021
O Conselho Nacional de Justiça está realizando uma série de Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. No dia 10 de junho. o DPJ irá apresentar os resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo investigar as causas da revisão judicial de decisões administrativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes à concessão ou revisão de benefícios previdenciários ou assistenciais, bem como apontar propostas de políticas para mitigar os custos associados ao elevado nível de litigância nessa área. Saiba mais sobre este evento.

Evento inaugural – 6/5/2021
O Conselho Nacional de Justiça está realizando uma série de Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. No evento inaugural, realizado no dia 6 de maio, foi apresentado o panorama geral das pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias desde a perspectiva do próprio CNJ, da academia e das escolas da magistratura. Saiba mais sobre este evento.

Evento 13/5/2021
Nesta edição, o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) apresentou os Painéis do CNJ em que os dados de diversos sistemas mantidos pelo Conselho são disponibilizados ao público de maneira interativa, permitindo o monitoramento a realidade dos tribunais brasileiros, por meio do “Justiça em Números” e o “Módulo de Produtividade Mensal”, bem como temas específicos, como o de “Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres” e o de “Demandas Repetitivas e Precedentes Obrigatórios”. Saiba mais sobre este evento. 

Evento 20/5/2021
Nesta edição, o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) apresentou os resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo investigar as possíveis relações recíprocas entre mídia e sistema de justiça criminal (polícias, Defensorias, Ministérios Públicos e Judiciário), a respeito do fenômeno da criminalidade e do encarceramento. Para tanto, a pesquisa buscou identificar as competências e habilidades que atores do sistema de justiça e veículos de mídia poderiam desenvolver, considerando cada situação-problema revelada e fundamentada pelos dados e resultados da pesquisa. Saiba mais sobre este evento.

Evento 27/5/2021
Nesta edição, o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) apresentou os resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo de analisar as características das ações possessórias coletivas de bens imóveis nas diferentes instâncias do Judiciário brasileiro, pretendendo, assim, identificar se houve e quais foram as principais mudanças advindas das alterações normativas do Código de Processo Civil de 2015. A pesquisa foi capaz de trazer, pela primeira vez, um diagnóstico abrangente sobre as ações possessórias coletivas de bens imóveis nos Tribunais Regionais da 1ª, 3ª, 4ª, e 5ª Regiões, nos Tribunais de Justiça da Bahia, do Distrito Federal e Territórios, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, e de São Paulo e, ainda, o Superior Tribunal de Justiça. Saiba mais.

Evento 17/6/2021
Nesta edição, o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) apresentou os resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo investigar as causas da revisão judicial de decisões administrativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes à concessão ou revisão de benefícios previdenciários ou assistenciais, bem como apontar propostas de políticas para mitigar os custos associados ao elevado nível de litigância nessa área. Saiba mais.

A
Fechar Menu