Portuguese PT English EN Spanish ES

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias

20 de outubro de 2021 - 17:00 - 19:10 -03

Imagem: Texto Indisponível 88

O Conselho Nacional de Justiça está realizando uma série de Seminários de Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. No evento inaugural, realizado no dia 6 de maio, foi apresentado o panorama geral das pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias desde a perspectiva do próprio CNJ, da academia e das escolas da magistratura.

Os eventos destinam-se a magistrados, servidores do Poder Judiciário, pesquisadores, estudantes, centros de pesquisa que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias. A transmissão será pelo canal do CNJ no YouTube.

Os encontros têm como objetivo estabelecer ações de divulgação e debate dos resultados alcançados junto aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, à comunidade científica e aos demais integrantes do sistema de Justiça sobre as pesquisas realizadas pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, que são divulgadas por meio de relatórios técnicos, bem como fomentar o debate em torno de metodologias e estratégias de realização de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias.

A emissão do certificado ocorre por meio do sistema de inscrições eventos.cnj.jus.br e é necessário o registro de frequência no dia do evento, por meio do link que será disponibilizado no campo de descrição da transmissão.

Resumo do Próximo Evento

20 de outubro

Indicadores de Eficiência no Poder Judiciário

Serão discutidas metodologias de indicadores de eficiência no Poder Judiciário com uso de modelos matemáticos e estatísticos. São muitos os indicadores que podem mensurar a eficiência de um tribunal. O CNJ, por exemplo, utiliza-se para o cálculo do IPC-Jus (Índice de Produtividade Comparado da Justiça) da  técnica de análise denominada DEA (do inglês, Data Envelopment Analysis) ou Análise Envoltória de Dados, em que compara o que foi produzido (denominado output, ou produto) considerando-se os recursos (ou insumos) de cada tribunal (denominados inputs). Nas apresentações do evento, serão discutidas outras duas propostas metodológicas desenvolvidas por integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Uma das pesquisas faz uma análise da relação entre a eficiência do Poder Judiciário e o crescimento econômico, fazendo um modelo explicativo entre o IPC-Jus com informações como PIB per capita, renda, gastos do governo, entre outras. Em outra pesquisa, será apresentada uma medida de eficiência dos estados brasileiros na redução da criminalidade, utilizando a técnica DEA na análise de informações como taxa de analfabetismo, densidade demográfica, taxa de desemprego, índice Gini de desigualdade social e gastos com segurança pública em relação à criminalidade, calculado pela taxa de homicídios dolosos, taxa de latrocínios e taxa de crimes contra a dignidade sexual.  Ao final, os resultados serão discutidos com debatedores convidados. 

Faça aqui sua inscrição para o seminário.

Rodadas Seguintes

Discussões sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os principais desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário.

Clique aqui para rever seminários passados e baixar apresentações

Detalhes

Data:
20 de outubro de 2021
Hora:
17:00 - 19:10
Categoria de Evento:
A
Fechar Menu