Inovação no Judiciário da região Norte será tema de evento na segunda (25/7)

Você está visualizando atualmente Inovação no Judiciário da região Norte será tema de evento na segunda (25/7)
Compartilhe

Disseminar a cultura da inovação e das boas práticas nos órgãos do Judiciário, com o fomento ao desenvolvimento dos laboratórios de inovação, e apresentar soluções desenvolvidas para aprimorar a prestação jurisdicional nos estados da região Norte do país: esse é o objetivo do Inova Norte, que será realizado em Belém, na sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na próxima segunda-feira (25/7).

O encontro vai reunir presidentes, corregedores, magistrados, magistradas e profissionais que atuam nos diversos segmentos do Judiciário no Acre, no Amapá, no Amazonas, no Pará, em Rondônia, em Roraima e em Tocantins. A abertura terá a participação da corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Tereza de Assis Moura, da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, da conselheira do CNJ e coordenadora do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), Salise Sanchotene, e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Marques Peres.

Veja a programação completa do Inova Norte e faça sua inscrição

Ainda no período de manhã, a programação voltada à alta administração dos tribunais inclui uma apresentação sobre o Sirenejud, painel interativo desenvolvido pelo CNJ que reúne informações sobre processos judiciais relacionados ao meio ambiente e os relaciona a outros dados, como áreas protegidas, terras indígenas e áreas de desmatamento, entre outros. Também haverá debate sobre o acesso à Justiça na região amazônica, com as juízas Elayne Ramos Cantuária (TJAP) e Bárbara Marinho Nogueira (TJAM).

Na sequência, ainda serão apresentados alguns projetos inovadores desenvolvidos pelos órgãos do Judiciário: o assistente virtual Raíra, do TRT14, o Fórum Digital do TJRO, a assistente virtual Lucy e o Sistema de Requisição de Pagamento Ágil (Sirea), do TRF1, a solução de inteligência artificial para indexação de processos India, do TJPA, e a utilização de Lean Inception para criação de protótipo de Vara do Trabalho no contexto do Juízo 100% Digital, do TRT8.

À tarde, magistratura, servidores e servidoras poderão participar das oficinas sobre “Inovação Social e Propósito”, com o servidor do Ateliê de Inovação do TJPR, Ébio Machado, e “Inovação e Tecnologias: Design Thinking”, com a coordenadora do Laboratório de Inovação no primeiro grau Justiça Federal de São Paulo (TRF3), Elaine Cestari.

Serviço

Inova Norte – Reunião sobre inovação no Poder Judiciário da Região Norte
Quando: segunda-feira (25/7), das 9h às 17h
Onde: Tribunal de Justiça do Pará – Av. Almirante Barroso, 3089 – Souza – Belém (PA)
Informações: https://www.cnj.jus.br/inova-norte

Agência CNJ de Notícias

Assista á abertura do evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária