Seminário discute o papel da mediação e da conciliação na solução de conflitos

Você está visualizando atualmente Seminário discute o papel da mediação e da conciliação na solução de conflitos
Compartilhe

Nesta quinta-feira (19/5), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza mais uma edição dos Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. Com o tema “Mediação e Conciliação”, o evento começa às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

No encontro, será debatido o papel da mediação e da conciliação na prestação jurisdicional a partir da apresentação de três pesquisas. No painel “Cejusc de Primavera do Leste-MT em 2018: as Ferramentas da Mediação tem obtido a Eficiência desejada pelo Poder Judiciário?”, são apresentados dados da implementação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no Brasil e especificamente no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Já no painel “Estudo Jurimétrico sobre conciliações e mediações no Piauí”, os autores compararam os resultados obtidos no Relatório Justiça Pesquisa “Mediação e conciliação avaliadas empiricamente” com dados oficiais sobre o tema do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Por fim, o autor da pesquisa “Conciliação e mediação no âmbito dos processos das varas cíveis do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)” buscou verificar a efetividade das audiências de conciliação ou mediação na solução de conflito no tribunal pernambucano.

Seminários

Os Seminários de Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias têm o objetivo de divulgar e debater metodologias, estratégias e resultados alcançados por meio de pesquisas desenvolvidas pelo CNJ e outros órgãos ou entidades com produção acadêmica relacionada à Justiça. As edições apresentam pesquisas e discussões de interesse do Poder Judiciário e promovem a troca de experiências entre interessados e interessadas em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.

O público-alvo dos seminários são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, principalmente quem realiza ou esteja buscando aprimoramento para elaboração de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

Serviço

Seminário Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias: Mediação e Conciliação
Quando: quinta-feira (19/5), às 17h
Onde: canal do CNJ no YouTube

Caio Balthazar
Agência CNJ de Notícias

Assista ao evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos