CNJ divulga experiência com audiências de custódia em evento da ONU nesta sexta (20/5)

Você está visualizando atualmente CNJ divulga experiência com audiências de custódia em evento da ONU nesta sexta (20/5)
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participa, nesta sexta-feira (20/5), às 8h10 no horário de Brasília, de evento que integra a reunião anual da Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CCPCJ) das Nações Unidas, em Viena. Com o tema Tomada de Decisão nas Audiências de Custódia, o evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube, em versão em português, em inglês e espanhol.

Participam o juiz auxiliar da Presidência do CNJ com atuação no Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, Fernando Pessôa da Silveira Mello; a coordenadora da Unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Freire; e o coordenador da área de Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Nívio Nascimento. Durante evento, ainda haverá relatos de representantes do Judiciário das cinco regiões brasileiras sobre a experiência local com as audiências de custódia.

Confira a programação do evento

Com quase um milhão de audiências de custódias realizadas, o CNJ vem intensificando o processo de divulgação da experiência brasileira no exterior. Em março deste ano, participou de outro evento internacional, paralelo a uma reunião de comissão oficial da ONU. Foi no debate “A proteção social logo após a detenção: experiências no Brasil e no México“, realizado simultaneamente com a Comissão sobre Drogas e Narcóticos.

O Conselho desenvolve ações para qualificação e expansão dasaudiências de custódia no contexto do programa Fazendo Justiça, com 28 ações simultâneas executadas em parceria com o Pnud e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública para atuar nos desafios no campo de privação de liberdade. As ações sobre audiência de custódia são realizadas com participação do UNODC.

Além da produção de conhecimento para qualificar a realização das audiências de custódia em todo o país – são mais de 25 produtos publicados em temas como parametrização, proteção social e prevenção e combate à tortura, entre outros -, o Fazendo Justiça otimiza fluxos e serviços com o fomento aos Serviços de Atendimento à Pessoa Custodiada (Apecs), com a interiorização das audiências de custódia, e com a retomada dos atendimentos presenciais após a pandemia da Covid-19.

Serviço:

Tomada de Decisão nas Audiências de Custódia
Quando: sexta-feira (20/5), às 8h10 (horário de Brasília)

Pedro Malavolta
Agência CNJ de Notícias

Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

Em português

Em inglês

Em espanhol

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal