Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do Piauí

Você está visualizando atualmente Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do Piauí
Projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento promove capacitação de detentos no Piauí. Foto: TJPI
Compartilhe

Mais de 60 internos da Penitenciária Masculina de Picos, da Penitenciária Feminina de Picos e da Cadeia Pública de Altos participaram de uma capacitação sobre relações interpessoais realizada pelo projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento. A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), da Secretaria estadual de Justiça e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto promove condições de reinserção social aos apenados do sistema prisional piauiense, por meio de empreendedorismo e do desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. “Esta é a segunda ação executada por esta parceria nas unidades prisionais do Piauí, em apenas dois meses. Agimos em conjunto para impactar positivamente a vida dessas pessoas que hoje se encontram nas unidades prisionais, proporcionando meios para a efetiva reinserção social e evitando a reincidência no cometimento de crimes e o retorno ao sistema prisional”, explica o presidente do TJPI, desembargador Oliveira.

A secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo, pontua que a reinserção social é um processo: começa durante o período de cumprimento da pena e continua quando a pessoa volta a viver na comunidade. “A reinserção social é caracterizada pelo desenvolvimento de competências no ambiente individual, social e de trabalho. A Lei n. 7.210/84 destaca que a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, com o objetivo de prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade e ainda define que o poder público contribuirá com essa política assistencial. Essa é a nossa missão.”

O projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento promove cursos e capacitações para detentos, egressos do sistema penitenciário, apenados e pessoas que cumprem medidas alternativas. Conta ainda com o apoio do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Pnud.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal