Desinformação e a liberdade de expressão são temas de encontro nesta terça (23/11)

Você está visualizando atualmente Desinformação e a liberdade de expressão são temas de encontro nesta terça (23/11)
Arte CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove nesta terça-feira (23/11), às 17h30, o III Encontro Virtual sobre Liberdade de Expressão. Nesta edição, o tema debatido é a desinformação como ameaça aos direitos humanos e à democracia, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Ao lado da pandemia da Covid-19 e das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento do planeta, o fenômeno da desinformação e sua ameaça à democracia tem sido objeto de preocupação em todo mundo. Já estão confirmados como palestrantes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o deputado federal Orlando Silva, o professor de história da New School for Social Research (EUA) Federico Finchelstein e o ex-deputado federal, jornalista, escritor e professor Jean Wyllys.

O encontro será desenvolvido a partir de duas perguntas específicas para cada pessoa convidada e de uma questão comum a todos e todas. A cantora e ativista Daniela Mercury e a educadora Claudia Costin, integrantes do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário, serão as mediadoras do evento.

A proposta da série de encontros com o tema da Liberdade de Expressão foi apresentada por Daniela Mercury ao Observatórios de Direitos Humanos por considerar ser importante se pronunciar sobre censura. O objetivo é debater a proteção ao direito fundamental da liberdade de expressão no Brasil. O primeiro foi realizado em 14 de junho e o segundo, em 23 de agosto, com os assuntos liberdade de expressão artística e limites do poder do Estado e a liberdade de expressão dos povos indígenas, respectivamente.

Agência CNJ de Notícias

Assista ao evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade