Vara de Execuções em Mossoró (RN) cria campanhas para reinserção social

Você está visualizando atualmente Vara de Execuções em Mossoró (RN) cria campanhas para reinserção social
Foto: TJRN
Compartilhe

A Vara das Execuções Penais de Mossoró (RJ), unidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (RN), deu início a um conjunto de ações para beneficiar projetos que favorecem a reinserção social de pessoas presas ou egressas do sistema prisional no oeste do estado. Dentre eles, estão os projetos “Guarda Roupa Social” e “Varrendo a Violência”, que transforma garrafas pet em vassouras ecológicas.

“Este último já existe há dois anos e é idealizado pela direção da Penitenciária Mario Negócio. Contudo, essa iniciativa para expandir os benefícios está sendo do Judiciário”, conta a juíza titular da Vara Cínthia Cibele Diniz de Medeiros. O órgão vai ajudar na coleta de garrafas, que serão doadas no Fórum de Mossoró.

São utilizadas 16 garrafas pet para a produção de uma vassoura. “Queremos coletar mais de duas a três dúzias por dia”, revela a magistrada, que também é representante da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TJRN.

De acordo com Cínthia Cibele, o projeto é um exemplo de sustentabilidade, pois a própria fábrica das vassouras também foi montada a partir de peças de sucata, que virariam lixo. “Mas, foram reaproveitadas e servem para essa produção”, explica. Parte das unidades produzidas são vendidas e parte é destinada a prédios públicos.

Uma reunião com a secretaria municipal de Infraestrutura do município também está agendada, para somar esforços para o desenvolvimento de projetos ambientais. “Projetos que possam ser feitos com a mão de obra dos presos”, destaca a magistrada.

O Judiciário de Mossoró também desenvolve o “Guarda roupa social”, cujo objetivo, como o próprio nome sugere, é coletar roupas em bom estado para serem doadas às pessoas pré-egressas do sistema prisional, por meio do Escritório Social. “O equipamento tem a meta de beneficiar com roupas íntimas, camisas, calçados, calças, aqueles que estão sendo ressocializados e estão prestes a deixar as unidades.”

Fonte: TJRN

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal