Tribunais de Justiça da Região Norte discutem ações do Justiça 4.0

Você está visualizando atualmente Tribunais de Justiça da Região Norte discutem ações do Justiça 4.0
Compartilhe

As reuniões do Programa Justiça 4.0 promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) chegam à região Norte do país nesta quinta (4/11) e sexta-feira (5/11). Representantes dos tribunais de Justiça do Tocantins (TJTO), do Acre (TJAC), do Amapá (TJAP) e de Rondônia (TJRO) participam do evento, que acontece no TJTO e por videoconferência.

Entre as atividades, as cortes irão debater os procedimentos para integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e implantação do Codex. A PDPJ-Br oferece microsserviços e módulos negociais que podem ser utilizados pelos tribunais nos sistemas de tramitação de processos judiciais. O Codex consolida as bases de dados processuais e gera conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Os resultados dessas transformações são utilizados para envio de informações à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e em modelos de inteligência artificial.

A reunião de trabalho também prevê a apresentação das experiências de cada órgão na implementação das políticas judiciárias nacionais Juízo 100% Digital, Balcão Virtual e Núcleos de Justiça 4.0.

Na sexta-feira (5/11), às 12h, o encerramento da reunião terá participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, dos presidentes Helvécio de Brito Maia Neto (TJTO), Rommel Araújo de Oliveira (TJAP) e Paulo Kiyochi Mori (TJRO) e da presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro.

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação.

Raquel Lasalvia
Agência CNJ de Notícias