Projeto “Ronda Maria da Penha” fiscaliza medida protetiva na Paraíba

Você está visualizando atualmente Projeto “Ronda Maria da Penha” fiscaliza medida protetiva na Paraíba
Compartilhe

As mulheres vítimas de violência doméstica contarão, em breve, com um novo serviço para monitorar o cumprimento de medidas protetivas expedidas pela Justiça paraibana. Trata-se do Projeto Ronda Maria da Penha, que vai acompanhar a situação de cada caso, por meio de visitas periódicas às casas das mulheres. O assunto foi tratado no dia 14 de junho pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, pela juíza da Vara de Violência Doméstica contra a Mulher da Capital paraibana, Rita de Cássia Andrade, e por representantes da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa.

A ideia é formalizar um convênio entre o Poder Judiciário do estado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa e outros órgãos ligados à rede de garantias de direitos da mulher, para assegurar o bom funcionamento do projeto, conforme afirmou a secretária da Mulher do município, Adriana Urquiza. A magistrada Rita de Cássia explicou que o monitoramento é essencial para os encaminhamentos adequados. “Em caso de descumprimento da medida protetiva, a patrulha, que será formada por agentes treinados, entra em contato imediato com a Delegacia da Mulher e com a Vara de Violência Doméstica para as providências necessárias”, disse.

O presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, considerou a medida urgente e importante. “A fiscalização preenche uma lacuna que existia e pode salvar vidas”, asseverou. Participaram também da reunião a secretária adjunta, Vera Lucena; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Graça Farias, e a chefe de gabinete da Secretaria da Mulher, Jô Oliveira.

Fonte: TJPB