Uso racional reduz gasto com energia em unidades da Justiça paraibana

Você está visualizando atualmente Uso racional reduz gasto com energia em unidades da Justiça paraibana
Compartilhe

Entre maio de 2015 e maio de 2016, houve queda no consumo de energia elétrica em 27 unidades judiciárias da Paraíba, segundo dados do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça (TJPB). A baixa se deve às ações do núcleo voltadas ao uso racional em todas as comarcas.

Todo ano, atendendo a regulamentação da Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal deve fazer o comparativo para apurar se houve aumento ou redução no consumo de eletricidade nas unidades judiciárias do estado. De acordo com informações do setor, as 27 unidades apresentaram diminuição de cerca de 3% a 36% no gasto de energia elétrica. As que mais se destacaram foram Remígio (-36%), Areia (-35%) e Cabaceiras (-30%).

Depois do Fórum Cível e do Fórum Regional de Mangabeira, onde tiveram início os trabalhos do núcleo socioambiental no ano passado, as ações estão sendo estendidas, chegando a outras unidades, como as do Fórum Criminal e os fóruns de Guarabira, Campina Grande e Cabedelo, informou a coordenadora da unidade, juíza Anna Carla Falcão. “Estamos ampliando o alcance do núcleo, tudo isso com um trabalho de conscientização geral de juízes e servidores sobre o uso consciente da energia elétrica, em prol da sustentabilidade e economicidade”, ressaltou a magistrada.

Estão entre as ações do Núcleo Socioambiental do TJPB são a redistribuição e a equalização do uso de lâmpadas nos mais diversos ambientes dos prédios, o uso consciente dos condicionadores de ar e a conscientização dos servidores e magistrados a respeito do uso racional da energia elétrica.

Fonte: TJPB