Tribunal de Justiça paraibano debate segurança em comarcas do sertão

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça paraibano debate segurança em comarcas do sertão
Compartilhe

Dentro do programa de interiorização das ações, a Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) esteve na comarca de Cajazeiras, no alto Sertão do estado, a 468 quilômetros de João Pessoa. Os membros da comissão se reuniram com os juízes da região, com um único objetivo: debater e encontrar saídas para melhorar a segurança da comarca e cidades vizinhas. O trabalho de interiorização também vai alcançar as comarcas do Cariri, Curimataú e Brejo.

O presidente da Comissão, desembargador Oswaldo Trigueiro Filho, lembrou que, nas discussões durante o Fórum Orçamentário, Cajazeiras apontou a segurança como a situação mais importante e que requer mais investimentos. “Na oportunidade, foram levantados vários tópicos, entre eles, a segurança de magistrados e servidores, audiência de custódia e a parceria com a Polícia Civil para a instalação de um gabinete de gestão institucional junto ao Poder Judiciário”, destacou Trigueiro. Segundo ele, o gabinete irá administrar eventuais situações de juízes que são ameaçados de morte.

Para o desembargador, um avanço significativo foi a própria estrutura da Comissão de Segurança, com reuniões periódicas, com pauta de interesse para o Judiciário local. “Além disso, fechamos parcerias importantes, com o intuito de efetivar as ideias levadas às reuniões. Dois grandes projetos estão sendo tocados – um deles relacionado às comarcas de fronteira; o segundo, é o acesso seguro”, ressaltou.

Na Paraíba, existem 27 comarcas de fronteira. Para os especialistas, elas precisam receber tratamento diferenciado e urgente, por serem rota de fuga e de tráfico de drogas. “Isso deixa o juiz mais vulnerável”, afirmou Oswaldo. Já o projeto Acesso Seguro organiza o trânsito de pessoas dentro dos fóruns do estado e do Tribunal de Justiça. Apesar de já haver ações desses projetos, ocorrendo em outras regiões, em Cajazeiras eles ainda estão em fase se apresentação.

Fonte: TJPB