Judiciário baiano se destaca como um dos mais transparentes do país

Você está visualizando atualmente Judiciário baiano se destaca como um dos mais transparentes do país
Foto: TJBA
Compartilhe

O resultado final do Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ano base 2022, foi divulgado na última quinta-feira (1º/9). E o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) atendeu a 100% dos itens avaliados, ocupando a primeira colocação entre os Tribunais mais transparentes do Brasil.

Melhor percentual já alcançado pelo TJBA na série histórica do Prêmio – que teve início em 2018 –, o resultado é fruto da integração de diversas áreas técnicas, as quais têm priorizado o tratamento dos dados e sua disponibilização de forma mais transparente, com vistas a garantir à sociedade o pleno acesso à informação, explica o presidente, Nilson Castelo Branco. Ele ressaltou que o sucesso decorre do esforço e da capacidade técnica e moral da equipe que integra a atual gestão, além da colaboração de toda a Mesa Diretora, Comitês, Comissões e Núcleos que compõem a estrutura do TJBA.

Distribuídos em 84 perguntas, os itens avaliados pelo CNJ buscaram identificar, entre outros pontos, se os órgãos do Judiciário publicaram suas informações quanto aos seguintes temas: audiências e sessões de julgamento; auditorias e prestação de contas; carta de serviços; gestão de pessoas; gestão estratégica; gestão orçamentária; informações ao cidadão; acessibilidade; licitações; contratos; convênios e instrumentos de cooperação; sustentabilidade; e tecnologia da informação e comunicação.

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Nartir Dantas Weber, destacou o resultado dos esforços da presidência do Tribunal e de toda a magistratura e unidades envolvidas no balanço da transparência. “Essa união pela melhoria da prestação jurisdicional e pela transparência tem sido a busca incessante de toda a magistratura, vencendo as dificuldades e alcançando o melhor percentual na série histórica do ranking da transparência, que contribui para o Prêmio CNJ de Qualidade.”

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, também parabenizou o Tribunal pelo prêmio, certa de que as medidas adotadas pelo Judiciário vêm ao encontro dos anseios da magistratura da Bahia, que, de forma incansável, contribui para o êxito do seu tribunal. “O Tribunal de Justiça da Bahia e a magistratura baiana estão de parabéns pelo desempenho alcançado em 2022, com 100% dos itens avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça, se destacando entre os tribunais mais transparentes do país, e, certamente, continuarão se empenhando para o aprimoramento dos trabalhos e serviços jurisdicionais.”

O Ranking da Transparência é promovido anualmente e busca estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão.

Fonte: TJBA

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade