Tribunal goiano conquista liderança do Ranking da Transparência com 100%

Você está visualizando atualmente Tribunal goiano conquista liderança do Ranking da Transparência com 100%
Foto: TJGO
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) conquistou 100% de cumprimento dos itens do Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2022. O TJGO alcançou a primeira colocação nacional entre todos os segmentos de Justiça – feito inédito para Justiça goiana desde que o Ranking foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2018.

O Judiciário goiano atendeu a todos os quesitos definidos pelo CNJ, atingindo 100% dos itens. O anúncio foi feito durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na última quinta-feira (1º/9).

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ressaltou que o resultado é consequência de uma jornada de esforço e dedicação de todos os profissionais do órgão. Ele reforçou que o trabalho ético, responsável e com enorme dedicação foram fundamentais para atingir o índice máximo de transparência na avaliação do CNJ.

França destacou que alcance do índice teve, ainda, a contribuição primordial da Ouvidoria do Poder Judiciário goiano, da Corregedoria-Geral da Justiça, da transparência dos atos administrativos e das secretarias de gabinetes dos órgãos colegiados, com as publicações das atas das sessões, além da atuação de desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes de primeiro grau e todo corpo funcional, “sendo todos merecedores de nosso reconhecimento e agradecimento”.

O presidente lembrou que, no último mês, também com índice de 100%, o Tribunal de Justiça goiano conquistou o 1º lugar no ranking de Transparência 2022 promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). “A gestão pública deve ser sempre pautada pela eficiência e pela transparência. Estamos felizes, primeiro, porque o TCE já havia constatado a evolução da transparência do TJGO no âmbito estadual e, agora, o CNJ, na esfera nacional, traz esse reconhecimento. Temos a função principal de servir à população que deve ter acesso a todas as informações do Poder Judiciário.”

Transparência

O TJGO e os demais os órgãos do Poder Judiciário responderam a 84 itens, divididos em nove temas: gestão; audiências e sessões; serviços de informações ao cidadão (SIC); Tecnologia da Informação e Comunicação; gestão orçamentária; licitações, contratos e instrumentos de cooperação; gestão de pessoas; auditoria e prestação de contas; sustentabilidade e acessibilidade.

Para a juíza auxiliar da presidência do TJGO Sirlei Martins da Costa, que acompanhou de perto os trabalhos que resultaram no primeiro lugar nacional entre todos os segmentos de Justiça, o reconhecimento pelo CNJ demonstra a preocupação que o tribunal dá ao acesso à transparência. A magistrada destacou a atuação de todos os envolvidos para que os excelentes números fossem alcançados. “É preciso reconhecer o esforço e o engajamento da Diretoria de Planejamento e Inovação e da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle, que conseguiram promover essa transformação positiva.”

Fonte: TJGO

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade