TJDFT+simples: histórias em quadrinhos simplificam expressões do mundo jurídico

Você está visualizando atualmente TJDFT+simples: histórias em quadrinhos simplificam expressões do mundo jurídico
Fonte: TJDF
Compartilhe

Pensar e escrever com linguagem simples ficou mais fácil com as histórias em quadrinhos do programa TJDFT + simples. A iniciativa do Laboratório de Inovação Aurora tem como objetivo chamar atenção para situações que acontecem no dia a dia do mundo jurídico e mostrar como pequenas alterações no texto ou substituições de palavras podem facilitar a comunicação com a sociedade. “O programa TJDFT + simples é a materialização de uma política institucional cujo objetivo é ampliar o acesso à Justiça por meio de uma comunicação mais clara, acessível e inclusiva. A intenção é permitir aos cidadãos e cidadãs um fácil entendimento das informações produzidas pelo TJDFT, de modo que consigam utilizar de forma eficiente todos os serviços da Corte”, destacou o juiz auxiliar da Presidência, Caio Brucoli.

As histórias em quadrinhos do Seja + simples! são criadas a partir das experiências coletadas pelo Aurora durante oficinas e nas interações com o público interno do Tribunal. Além de narrar uma situação cotidiana e de sugerir como melhorar a comunicação, cada tirinha apresenta uma das 7 orientações de como escrever em linguagem simples. As ilustrações são da servidora Ludmila Couto Maciel, que se inscreveu como voluntária do Laboratório de Inovação Aurora por meio do formulário Revele seu Talento.

Confira as tirinhas quinzenalmente no Instagram do TJDFT ou acesse o site do Laboratório de Inovação Aurora > Desafios > Em andamento > TJDFT+ simples.

TJDFT + simples

O programa TJDFT +simples foi lançado em 2021 com intuito de difundir e estimular o uso de linguagem simples e direito visual nas comunicações do Tribunal, em especial com o público externo, conforme disposto na Portaria Conjunta 91/2021.

As técnicas já estão sendo utilizadas para a reescrita dos mandados judiciais cíveis e outros documentos informativos. Quer conhecer mais sobre os mandados e os documentos elaborados com linguagem simples e direito visual? Mande um e-mail para auroralab@tjdft.jus.br.

Além das histórias em quadrinhos, o programa mantém um espaço no site do Laboratório de Inovação, no qual são disponibilizados diversos materiais de apoio como o Guia de como escrever em linguagem simples e o Guia de como simplificar documentos.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade