Registre-se: Justiça do Tocantins vistoria locais de atendimento da 2.ª edição da Semana Nacional

Você está visualizando atualmente Registre-se: Justiça do Tocantins vistoria locais de atendimento da 2.ª edição da Semana Nacional
Foto: Ascom TJTO
Compartilhe

Palmas sediará, de 13 a 17 de maio, a 2.ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se. Na última segunda-feira (1.º/04), os locais que funcionarão como pontos de atendimento ao público foram vistoriados pela Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) e parceiros. O objetivo é garantir que os espaços tenham a estrutura adequada para a prestação dos serviços.

A vistoria contou com a participação dos membros da comissão, incluindo servidores da Coordenadoria dos Serviços Notariais e de Registro da CGJUS, servidores das diretorias Administrativa e de Infraestrutura e Obras do Tribunal de Justiça, Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM) e representantes da prefeitura e cartórios.

“Essa etapa é fundamental para a execução do projeto e envolve avaliar a estrutura física para acomodar equipamentos e receber as pessoas, a acessibilidade, questões de trânsito e fluxo, a necessidade de instalação de equipamentos como computadores e impressoras, condições de higiene, limpeza e segurança”, destacou o coordenador da semana no Tocantins, juiz auxiliar da CGJUS, Esmar Custódio Vêncio Filho.

Locais

Assim como na primeira edição do Registre-se, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) serão utilizados como pontos de atendimento na capital, englobando cinco localidades diferentes: CRAS Kanela (407 Norte), CRAS Krahô (1.304 Sul), CRAS Karajá I (Aureny III),  CRAS Xerente (Taquari) e CRAS Javaé (Morada do Sol).

Registre-se

Serão ofertadas gratuitamente, durante a Semana, a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; além da revisão de dados do registro civil e inserção da  paternidade biológica ou socioafetiva no documento.

Com foco na população que vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Semana Nacional do Registro Civil é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a parceria de todas as corregedorias-gerais de  Justiça no país.

A primeira edição, em 2023, atendeu mais de 100 mil brasileiros. Em Palmas, foram cerca de 1,5 mil atendimentos realizados.

Fonte: TJTO

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais