Assinatura digital reduz consumo de papel na Justiça do Trabalho da 8ª Região

Você está visualizando atualmente Assinatura digital reduz consumo de papel na Justiça do Trabalho da 8ª Região
Compartilhe

m um mundo cada vez mais digital, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região está incentivando servidores, magistrados e terceirizados a abraçarem a modernidade e contribuírem para um ambiente mais sustentável. A proposta? Dizer adeus às impressões desnecessárias e abraçar a praticidade da assinatura digital.

O uso da assinatura digital em substituição à tradicional coleta de assinaturas em papel não apenas economiza tempo, mas também alinha o Tribunal com práticas sustentáveis, reduzindo significativamente o consumo de papel e promovendo eficiência nos processos.

A assinatura digital é legalmente reconhecida, proporcionando a mesma validade jurídica que uma assinatura manuscrita. Isso garante a segurança e integridade dos documentos assinados eletronicamente e reduz consideravelmente o tempo gasto em procedimentos burocráticos.

O TRT-8 disponibiliza uma cartilha informativa sobre a utilização da assinatura digital. No manual estão presentes as orientações de como assinar documentos no formato PDF utilizando o certificado digital (token).

Acesse a cartilha

Dados

O Plano de Logística Sustentável (PLS) determina a aplicação de forma consciente dos recursos e promove a utilização de insumos e materiais de forma consciente. O relatório de desempenho do plano, divulgado em 2023, apontou que o TRT-8 atingiu a meta do ano e reduziu 39% o consumo de papel em relação a 2022.

A meta do PLS é reduzir em 15% o consumo de papel até 2026.

Fonte: TRT8

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade