Plenário do CNJ abre apuração sobre denúncias contra juiz de Alagoas

Você está visualizando atualmente Plenário do CNJ abre apuração sobre denúncias contra juiz de Alagoas
4.ª Sessão Ordinária de 2024 do CNJ. FOTO: Rômulo Serpa/Ag. CNJ
Compartilhe

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, por unanimidade, a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar conduta do juiz alagoano Luciano Américo Galvão Filho. De acordo com as informações prestadas pela corte alagoana, o magistrado foi denunciado por ameaçar de morte um vizinho e ter agredido fisicamente um funcionário dele.

A instauração do PAD havia sido solicitada no Pedido de Providências 0000039-40.2023.2.00.0802, apresentado ao CNJ pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Alagoas. Na 4ª Sessão Ordinária de 2024, realizada na terça-feira (2/4), os conselheiros e as conselheiras do CNJ também decidiram afastar o magistrado de suas funções, conforme voto do relator, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) chegou a abrir PAD contra Luciano Américo Galvão Filho para apurar as denúncias e a condená-lo à pena de aposentadoria compulsória, mas o processo acabou arquivado, já que, no julgamento, não foi alcançado o quórum de maioria absoluta exigido pela Constituição Federal.

Intimidação

Em seu voto, o relator explicou que, em agosto de 2022, o magistrado se utilizou de aparato policial com o intuito de intimidar o vizinho. Salomão ressaltou que o juiz teria ido pessoalmente à fazenda, em horário de expediente, para impedir a colocação de uma cerca na passagem do imóvel, o que também é corroborado pelos policiais que lá estiveram.

“Quanto ao afastamento, verifiquei algumas penalidades que já foram aplicadas ao requerido e a sua permanência, se aberto o procedimento com essa carga, com essa prática de atos de violência e intimidadores, eu creio que isso colocaria em risco a administração da Justiça”, acrescentou o ministro.

De acordo com o conselheiro José Rotondano, além do novo PAD aberto, já existe uma anotação de pena de censura contra o magistrado e mais quatro processos disciplinares instaurados no TJAL para apurar a conduta do magistrado e que estão pendentes de julgamento.

Reveja o julgamento na 4ª Sessão Ordinária de 2024 do CNJ, no canal do CNJ no YouTube:

Texto: Mariana Mainenti
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais