Prioridade Absoluta: valorização dos direitos de crianças e adolescentes norteia práticas premiadas

Você está visualizando atualmente Prioridade Absoluta: valorização dos direitos de crianças e adolescentes norteia práticas premiadas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

A edição 2022 do Prêmio Prioridade Absoluta contemplou oito práticas das centenas enviadas para análise, voltadas para a promoção e valorização dos direitos das crianças e dos adolescentes. Entre as ações selecionadas, foram condecoradas iniciativas que combatem o trabalho infantil, levam adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas a produzir cultura, buscam naturalizar a adoção e promovem círculos de diálogos para jovens em conflito com a lei e seus familiares.

Com a participação de órgãos de integrantes do Sistema de Justiça, de empresas e entidades da sociedade civil, a premiação é dividida nos eixos temáticos Protetivo e Infracional. O prêmio, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi entregue aos responsáveis pelos projetos em uma cerimônia realizada em agosto deste ano.

Os projetos premiados no eixo Protetivo foram: Escola Amiga da Adoção (Categoria Juiz); Entrega Responsável Judicial de Crianças para Adoção em Pernambuco (Categoria Tribunal); Rede Peteca (Categoria Sistema de Justiça); Delegacia Amiga da Criança (Poder Público); e Dedica – Programa de Defesa e Garantia de Direito da Criança e do Adolescente (Empresas e Sociedade Civil Organizada). O Eixo Infracional contemplou os projetos Corre em Família (Categoria Juiz); #Partiufuturo (Categoria Tribunal); Lugar de Fala (Categoria Sistema de Justiça); e Ondas: Vozes da Cidadania (Categoria Empresas e Sociedade Civil Organizada).

O Prêmio tem como premissa o respeito aos direitos humanos e aos direitos da infância e juventude, previstos na Constituição Federal e em legislações infraconstitucionais como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Conheça os vencedores:

Projeto leva jovens a produzir cultura dentro de unidades de internação do DF

Rede Peteca: escolas como ferramenta de combate ao trabalho infantil 

Prioridade Absoluta: Associação oferece tratamento sistêmico a crianças e jovens vítimas de violência

Diálogo construtivo busca reintegração de adolescentes em conflito com a lei em Salvador 

#PartiuFuturo: TJPE oferece oportunidades a jovens que cumprem medidas socioeducativas 

Prioridade Absoluta: projeto que garante direito à entrega voluntária de crianças é premiado

Judiciário envolve escolas em projeto para naturalizar a adoção 

Justiça Restaurativa muda vida de jovens em conflito com a lei em Londrina (PR) 

 

Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais