Presidente do CNJ recebe Cartilha da Lei Maria da Penha em línguas de quatro etnias indígenas

Você está visualizando atualmente Presidente do CNJ recebe Cartilha da Lei Maria da Penha em línguas de quatro etnias indígenas
FOTO: TJAP
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu a Cartilha da Ouvidoria da Mulher Multilíngue da Lei Maria da Penha, traduzidas em quatro línguas das etnias indígenas do Amapá. Publicado nos idiomas indígenas Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna, a cartilha visa promover a conscientização e o empoderamento feminino e, ainda, o combate à violência doméstica e familiar nas aldeias indígenas amapaenses.

O material foi entregue na terça-feira (12/3) pela titular da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), juíza Elayne Cantuária. Ela também entregou exemplares para a supervisora da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a conselheira Renata Gil.

A tradução foi feita por professores da rede estadual de ensino, localizada no Parque do Tumucumaque, no Amapá. O lançamento ocorreu no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Monumento Marco Zero, em Macapá.

Segundo a ouvidora da Mulher do TJAP, juíza Elayne Cantuária, este trabalho do Poder Judiciário Amapaense é a consolidação de política de combate à violência de gênero de forma ampla, inclusiva e efetiva.

“A entrega foi muito importante, mostra a grandiosa capacidade de articulação dos poderes de nosso estado e a preocupação em levar justiça às minorias. O acesso e a compreensão verdadeira da Justiça só acontecem quando podemos incluir todas as pessoas para assim conhecer seus direitos e obrigações e construirmos uma sociedade melhor”, detalhou a ouvidora do TJAP, a juíza Elayne Cantuária.

Agência CNJ de Notícias, com informações do TJAP

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais