MS: Webinar debate Sistema de Justiça e Direito Antidiscriminação

Você está visualizando atualmente MS: Webinar debate Sistema de Justiça e Direito Antidiscriminação
Arte: TJMS
Compartilhe

Visando capacitação jurídica e interpessoal dos operadores do direito para enfrentar novos tempos, novas demandas e novas situações relacionadas às diversidades, nos dias 11 e 12 de agosto, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Escola Judicial (Ejud-MS), sob a direção do desembargador Júlio Roberto Cardoso Siqueira, e do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do Poder Judiciário de MS, sob a coordenação do desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, realiza o 1º Webinário sobre Sistema de Justiça e Direito Antidiscriminação. A transmissão será pelo canal do TJMS no YouTube.

Acesse http://ejud.tjms.jus.br/webinario/ para acessar a programação, fazer a sua inscrição e garantir seu certificado

Em dois dias de webinário, nomes importantes abordarão temas relevantes para a sociedade. A juíza Liliana de Oliveira Monteiro, como representante do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, responderá pela abertura oficial, após a apresentação geral pelo cerimonial.

No primeiro painel, em que os temas são voltados à igualdade e antidiscriminação, após a apresentação, a juíza Tatiana Dias de Oliveira Said fará uma explanação geral sobre a temática do painel. Em seguida, o desembargador Roger Raupp Rios fala sobre Direito da Antidiscriminação e Sistema de Justiça. Há 10 minutos para perguntas dos participantes. Após, a juíza Tatiana Said encerra o painel.

No segundo painel, dedicado a temas de Questões Raciais e Discriminação, a procuradora Jaceguara Dantas da Silva faz explanação geral sobre a temática do painel. Feitas as explanações, Edinaldo César Santos Jr. trata sobre Questões Raciais e Discriminação; Gabriela Lenz de Lacerda fala sobre Branquitude e Poder Judiciário e Ben-Hur Ferreira aborda o Racismo Estrutural. Cada palestrante tem 20 minutos para seu tema. Há 10 minutos para perguntas dos participantes, seguido pelo encerramento do painel, com a procuradora Jaceguara.

No dia 12 de agosto, o primeiro painel é dedicado a Gênero e Sexualidade, no qual Mateus Moreira de Oliveira faz uma explanação geral sobre a temática. Iniciando as palestras, Mara Lina Silva do Carmo e Clara da Mota Santos Pimenta Alves abordam Gênero e Judiciário: interseccionalidades e desafios da inclusão. Há 10 minutos para perguntas dos participantes. O primeiro painel é finalizado por Mateus Moreira de Oliveira.

No segundo painel, voltado para o tema Povos Tradicionais, a juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida responde pela explanação geral sobre a temática do painel. A seguir, Liana Amin Lima fala sobre Convenção 169 da OIT, consulta prévia e livre determinação dos povos e Luiz Eloy Terena trata sobre Povos indígenas em contexto de pandemia e os desafios aos direitos humanos. Há 10 minutos para perguntas dos participantes.

Depois das palestras, a juíza Mariana Yoshida encerra o painel e a juíza Liliana Monteiro faz o encerramento oficial do evento. O webinário começa sempre às 16h com encerramento às 18h, pelo ambiente virtual da Ejud-MS.

Fonte: TJMS