Mais de 4,7 mil processos físicos são digitalizados na Subseção de Araguaína (TO)

Você está visualizando atualmente Mais de 4,7 mil processos físicos são digitalizados na Subseção de Araguaína (TO)
Foto: SJTO/TRF1
Compartilhe

O trabalho de migração dos processos físicos que tramitam na Subseção Judiciária de Araguaína (TO) para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) teve início no fim de 2019. Mas foi durante o período de Plantão Extraordinário, instituído pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) como medida de contenção do avanço da Covid-19, que a iniciativa ganhou força. Até o momento, nas duas varas federais do município, foram digitalizados 4.747 processos, sendo que 3.330 já estão no PJe. Os números são referentes a 17 de julho.

A diretora da Subseção e titular da 1ª Vara, juíza federal Roseli Ribeiro, explica que desde abril “os servidores e terceirizados vêm se dedicando às atividades de digitalizar e migrar os processos, fazendo um revezamento nos espaços físicos da Secretaria da Vara, sem, contudo, descuidarem das atividades relacionadas ao plantão extraordinário, que não têm sido poucas”.

Para que a inclusão dos processos no PJe ocorra de forma célere, a equipe da Subseção contou com um apoio externo. “É importante registrar que tivemos o auxílio de advogados e da Procuradoria Federal na digitalização de uma parte dos processos do Juizado Especial Federal e das execuções fiscais movidas por autarquias federais. A expectativa é que, em mais alguns meses, todos os processos da 1ª Vara de Araguaína estejam tramitando no PJe.”

Na 2ª Vara Federal de Araguaína, o número total de processos físicos antes da migração era de 5.476. Desse total, 2.318 já foram migrados para o PJe, 162 estão digitalizados aguardando migração e 1.527 processos do Juizado Especial Federal (JEF) não serão migrados. A expectativa é a de que até o fim do mês de setembro a migração seja concluída.

Na 1ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína, a juíza federal Roseli Ribeiro explica que há grandes desafios a serem superados. “Apesar das muitas adversidades enfrentadas, tais como limitação do número de scanners e grandes volumes das muitas ações criminais, já foi possível digitalizar e migrar 1.012 processos e há, neste momento, 1.255 feitos já digitalizados e prontos para a etapa de migração. Considerando que o acervo total é de 7.433 processos físicos, ainda há um longo caminho pela frente, mas seguiremos firmes, pois estamos convictos de que as vantagens do processo eletrônico compensarão o hercúleo trabalho ora enfrentado”. Do número total citado pela magistrada, 1.204 processos do JEF continuarão físicos.

Fonte: TRF1