MA: Comitê do programa Trabalho Seguro define ações até final do ano

Você está visualizando atualmente MA: Comitê do programa Trabalho Seguro define ações até final do ano
Arte: TRT16
Compartilhe

Eventos para debater a saúde mental e a conscientização sobre os desdobramentos decorrentes da pandemia da Covid-19 e campanha sobre as repercussões psicológicas do retorno ao trabalho presencial, abordando seus impactos e a readaptação interna dos servidores, servidoras, magistrados e magistradas. Essas são algumas das atividades do Plano de Ações 2021 elaborado pelo Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT16), que atua no Maranhão.

O Plano foi elaborado julho e, em agosto, as primeiras ações focaram na conscientização e acompanhamento da retomada gradual ao trabalho presencial da magistratura, bem como de demais profissionais do Tribunal. No dia 29 de setembro, às 17h, vai ser realizada a palestra “Saúde Mental: adoecimento e prevenção”, com transmissão pelo YouTube.

Em outubro, será a vez do webinário “As repercussões psicológicas nos trabalhadores acometidos pela Covid-19 a médio e longo prazo”, onde juristas e profissionais de Psicologia vão debater sobre as repercussões, a médio e longo prazo, em trabalhadores e trabalhadoras que tiveram a doença causada pelo novo coronavírus. Para novembro, está prevista a realização da campanha para avaliar os impactos e a readaptação do público interno à retomada presencial das atividades nas unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão. E, em dezembro, o Comitê vai realizar um webinário para debater tema a ser sugerido por magistrados, magistradas, servidores e servidoras após consulta pública.

Comitê Gestor

O Comitê tem as atribuições de coordenar, no âmbito do TRT16, as atividades do Programa Trabalho Seguro; sugerir medidas, projetos, planos de ação, metas e prazos para alcance dos objetivos, bem como acompanhar a sua consecução; e manter interlocução com representantes de instituições públicas e privadas parceiras e colaboradoras do Programa.

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Programa Trabalho Seguro) foi criado em 2011 pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com a perspectiva de contribuir para a diminuição de acidentes do trabalho no país. O programa formula e executa projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, em parceria com várias instituições públicas e privadas.

Fonte: TRT16