Cartórios eleitorais do interior do Amazonas voltam a atender presencialmente

Você está visualizando atualmente Cartórios eleitorais do interior do Amazonas voltam a atender presencialmente
Foto: Sandro Pereira/Diário do Amazonas
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deixou a cargo de cada Zona Eleitoral definir a volta ao atendimento presencial a eleitores e eleitoras, de acordo com critérios que levem em conta a segurança sanitária frente à pandemia da Covid-19. Os cartórios eleitorais dos municípios de Careiro, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Pauini, Manacapuru, Anamã e Caapiranga estão retomando o atendimento presencial. Outros cartórios vão recomeçar a atender brevemente, com divulgação no portal do TRE-AM.

Na sede do Tribunal, o atendimento presencial retomou em 8 de setembro, com obrigatório agendamento dos serviços, que pode ser feito pelo endereço www.tre-am.jus.br/eleitor/atendimento-presencial e por meio do Disque-Informação Eleitor (92 3632-4448), ferramenta facilitadora criada pelo Tribunal. Os serviços eleitorais atualmente disponibilizados na internet permanecem em pleno funcionamento, sendo a retomada uma estratégia para garantir, prioritariamente, acesso à Justiça pelas pessoas excluídas digitais.

A realização do cadastro biométrico continua suspensa por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela necessidade de cuidados com a saúde, uma vez que a coleta biométrica demanda contato físico entre eleitores e eleitoras e equipes do Tribunal, o que ainda deve ser evitado ao máximo neste momento. Estão suspensas as sanções previstas para aqueles que não realizarem o cadastro biométrico.

Fonte: TRE-AM