Link CNJ desta quinta (10/3) aborda a alta da Covid-19 nos presídios

Você está visualizando atualmente Link CNJ desta quinta (10/3) aborda a alta da Covid-19 nos presídios
O pesquisador da Fiocruz Júlio Croda e a pesquisadora do Infovirus Janaína Palma são os entrevistados desta semana. Foto: TV Justiça
Compartilhe

O Link CNJ desta semana debate o aumento dos casos da Covid-19 no sistema carcerário e no sistema de cumprimento de medidas socioeducativas. O programa vai ao ar nesta quinta-feira (10/3), às 21h, na TV Justiça.

O número de novos casos no sistema prisional subiu mais de dez vezes somente no mês de janeiro. Em fevereiro, a incidência seguiu em alta, com aumento de 65% em comparação ao mês anterior. No ambiente socioeducativo também foi observada uma explosão de infecções. Em fevereiro, 1.968 casos foram registrados – 668% a mais do que em janeiro, quando foram contabilizados 256 pessoas contaminadas, o dobro de dezembro do ano passado (128).

Os dados consideram o diagnóstico da doença em pessoas em privação de liberdade e nas equipes que trabalham nos presídios. O Link CNJ trata a fundo das razões do fenômeno. Sobre o tema, o programa entrevista Janaína Palma, cientista social e pesquisadora da Infovirus, e Júlio Croda, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e pesquisador da Fiocruz.

No quadro Uma História, o juiz Romano Enzweiler, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), conta um caso que demonstra como a atuação da magistratura pode ir além do processo e ajudar as partes envolvidas de uma forma humana. O juiz conseguiu reencaminhar uma menina de 12 anos que, embora muito nova, já dava pequenos passos no mundo do tráfico de drogas.

Neste episódio, o Link CNJ começa a apresentar os conselheiros e as conselheiras recentemente empossadas no Conselho Nacional de Justiça. O primeiro a falar de sua trajetória e o trabalho que irá desenvolver no CNJ é Mauro Pereira Martins, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) indicado pelo Supremo Tribunal Federal para atuar no conselho.

O Link CNJ vai ao ar toda semana na TV Justiça e tem reprises programadas nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30). E ainda fica disponível na internet no canal do CNJ no YouTube.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Assistência de produção: Luciana Oliveira
Apresentação e edição de texto: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Patrick Gomes
Cabelo e maquiagem: Lia Brandão
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Luís Marcos e Orlando Santos
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jhonatan Alves
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Rogério da Cruz
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Reveja a edição no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal