Justiça Federal na Paraíba adere à campanha contra o tráfico de pessoas

Você está visualizando atualmente Justiça Federal na Paraíba adere à campanha contra o tráfico de pessoas
Arte: JFPB/TRF5
Compartilhe

A seção judiciária na Paraíba do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) aderiu, pela quinta vez, à campanha “Coração Azul”, em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – que é em 30 de julho. Ao longo desta semana, estão sendo realizadas ações de divulgação nas redes sociais, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema, alertando para a necessidade do compartilhamento de informações, além de demonstrar solidariedade com as vítimas desse tipo de crime.

Além das ações de divulgação, a Justiça Federal na Paraíba participa, nesta terça-feira (3/8), de seminário on-line promovido pelo Núcleo de Enfrentamento do Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (NETDP-PB), vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Humano (Sedh). A participação será por meio da presença do magistrado João Pereira de Andrade Filho, da 1ª Vara Federal, representando a Direção do Foro na mesa virtual de abertura do evento, e do juiz Carlos Haddad, do Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF1), que apresentará o resultado da sua pesquisa sobre a questão.

No estado, conforme dados do NETDP-PB desde 2019, 45 vítimas, em sua maioria, homens jovens, negros e agricultores ou vendedores de redes, do médio e do alto sertão, foram traficados para fins de trabalhos, em condições análogas à escravidão, para trabalhar em grandes centros urbanos como Fortaleza (CE) ou em fazendas no Sul e no Sudeste do país. As principais atividades para as quais são aliciados consistem na colheita da laranja, da cebola, do café e no corte da cana-de-açúcar.

Fonte: JFPB/TRF5