Justiça eleitoral do Pará lança campanha pela inscrição do nome social

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral do Pará lança campanha pela inscrição do nome social
Foto: TRE-PA
Compartilhe

A cabelereira Renata Taylon, presidente da Ong Gretta de Mulheres Travestis e Transexuais da Amazônia, foi uma das primeiras a tirar o título eleitoral com o nome social. Ela estava comovida durante a ação realizada, na sexta-feira (21/5), pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). “Estou emocionada com este momento, só faltava o título de eleitor com nome social. O TRE está de parabéns por essa iniciativa que é para a dignidade humana. Vai evitar o constrangimento quando eu for me identificar.”

A campanha da Corregedoria Regional Eleitoral, chamada “Respeite meu nome”, foi lançada em Salinas (PA) e no sábado (22/5), na capital paraense, com a presença de autoridades e de representantes LGBTQI+. A ação é de incentivo à inclusão do nome social no título de eleitor.

Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assegura a atualização do nome social no título de eleitor dos transgêneros e travestis. “Por meio deste projeto, vamos mostrar que a Justiça Eleitoral não só organiza eleição, julga processos e defende a soberania popular. A Justiça Eleitoral também pratica atos de cidadania, que é uma das suas finalidades. Este é um ato de cidadania e reconhecimento da dignidade da pessoa humana. É fundamento da República de um estado democrático e de direito”, afirmou o corregedor e vice-presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Cruz Júnior.

A estudante Bárbara Caroline Martins Oliveira, 26 anos, apoiou com entusiasmo a campanha. “É muito importante para trazer nossa dignidade na hora de votar e para que as meninas, como mulheres trans e homens trans, se afirmem. A ação é importante pois vai reafirmar nosso nome como pessoa trans.”

A presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, garantiu que todas as Zonas Eleitorais do estado irão participar desta campanha. “O TRE já estava preocupado com essa questão há alguns anos. Agora, por meio da Corregedoria Regional Eleitoral, está realizando uma campanha para divulgar de forma efetiva esse direito. Isso vai fazer com que as pessoas que, não tinham conhecimento dessa resolução ou estavam inibidas, nos procurem, venham até nós. A ideia é que essa campanha seja desenvolvida em todo o estado, nas Zonas Eleitorais de cada município.”

Devido ao cenário de pandemia, o atendimento da Justiça Eleitoral continua remoto, podendo ser feito pelo Título Net, disponível no site www.tre-pa.jus.br. O Disque Eleitor também está à disposição da população, por meio do número (91) 3346-8100, que atende todo o estado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, inclusive ligação a cobrar.

Fonte: TRE-PA