Justiça 4.0 promove encontros locais com tribunais brasileiros

Você está visualizando atualmente Justiça 4.0 promove encontros locais com tribunais brasileiros
Compartilhe

O Programa Justiça 4.0 inicia, nesta semana, um ciclo de encontros com os tribunais de todo o país. De janeiro a julho, uma comitiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitará cada unidade da Federação para apresentar as soluções tecnológicas desenvolvidas no programa e discutir os planos de ação para integrar os tribunais ao Justiça 4.0 e à Plataforma Digital do Poder Judiciário brasileiro.

As reuniões serão realizadas nas sedes dos tribunais e terão a participação do secretário-geral, Valter Shuenquener de Araújo, do secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica, Marcus Livio Gomes, e de juízes auxiliares que coordenam as ações do programa no CNJ.

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, o CNJ visitará Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), participam o presidente do tribunal, Carlos Eduardo Contar, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), André Luís Moraes de Oliveira.

Em Cuiabá, o encontro terá a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), Maria Helena Gargagione Póvoas, e dos juízes auxiliares Adriana Coningham e Paulo Márcio de Carvalho. Já em Porto Velho, participam o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) Marcos Diniz Grangeia, Osny Claro de Oliveira Júnior e Rinaldo Forti da Silva, respectivamente.

Diagnósticos

Em 2021, a equipe do Justiça 4.0 conduziu uma série de diagnósticos para conhecer a realidade tecnológica dos tribunais. As informações levantadas subsidiaram a elaboração de planos de ação com vistas à integração dos órgãos ao Justiça 4.0 e à Plataforma Digital. Foram 88 tribunais diagnosticados, metade dos quais já conta com plano de ação em monitoramento.

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados