Galerias do CNJ recebem fotos do ministro Luiz Fux e da ministra Maria Thereza

Você está visualizando atualmente Galerias do CNJ recebem fotos do ministro Luiz Fux e da ministra Maria Thereza
Ministra Rosa Weber discursa em cerimônia de aposição de fotografias dos ministros Luiz Fux (STF) e Maria Thereza de Assis Moura (STJ), ex-presidente do CNJ e ex-corregedora nacional de Justiça, respectivamente. Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ.
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homenageou, nesta terça-feira (6/6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, por suas atuações, no Conselho, entre 2020 e 2022. As fotos de ambos foram incluídas na Galeria de Presidentes e na Galeria de Corregedores, respectivamente, na sede do órgão, em Brasília.

Durante a cerimônia, a presidente do CNJ e do STF, ministra Rosa Weber, afirmou que a aposição das fotografias resguarda a memória do Judiciário e é uma justa e devida homenagem pelo trabalho desenvolvido no órgão. “A galeria de retratos, não é demais repetir, é uma metáfora da construção coletiva da instituição representativa dos homens e mulheres que, como elos de uma corrente, contribuíram em diferentes momentos, em expressivas funções, para o aperfeiçoamento institucional do Poder Judiciário”, destacou.

 Galeria dos ex-presidentes do CNJ. Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ.

O ministro do STF Luiz Fux lembrou que a defesa aos direitos humanos foi um dos principais temas que marcaram sua gestão à frente da Presidência do CNJ, destacando a colaboração dos conselheiros e das conselheiras que compuseram o Plenário. Ele agradeceu a sensibilidade do colegiado com os temas desenvolvidos. “Felicidade, para mim, é fazer o bem. E que bom que tivemos a oportunidade de eternizar o bem que fizemos nesse período”.

A memória documental sobre a história do CNJ e daqueles que colaboraram para a condução das políticas implementadas pelo Conselho também foram destacadas pelo conselheiro Vieira de Mello Filho e pela conselheira Salise Sanchotene em seus pronunciamentos.

Vieira de Mello Filho lembrou os eixos que nortearam a gestão de Fux, destacando a proteção aos direitos humanos e ao meio ambiente; o combate à corrupção e à criminalidade organizada; e a digitalização do Judiciário, com a ampliação do acesso à justiça. Ele também ressaltou a atuação diligente em relação à violência contra a mulher, com a aprovação de normas e de projetos voltados à superação da violência de gênero.

 Galeria dos ex-corregedores nacionais de Justiça. Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ.

Já a conselheira Salise Sanchotene enalteceu a atuação da ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacando o comprometimento pessoal da ex-corregedora nacional de Justiça no desenvolvimento dos trabalhos, visando à regularidade e à adequação da prestação jurisdicional, bem como a agilidade e a inovação na administração da Justiça.

A atuação da presidente do STJ em prol da pauta feminina também foi enfatizada pela conselheira, tendo sido responsável por inspirar a edição do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero – a exemplo do que foi feito no México –, de forma a responder adequadamente aos casos julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Brasil.

Após o descerramento de suas respectivas fotografias nas galerias, os homenageados visitaram a exposição fotográfica em homenagem aos 18 anos do CNJ, incluindo as peças referentes à gestão da qual fizeram parte.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade