Festival Criativo fortalece papel da inovação no Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente Festival Criativo fortalece papel da inovação no Poder Judiciário
Encerramento da “Especialização em Jurisdição Inovadora: para além de 2030". Foto: Gustavo Lima/STJ
Compartilhe

Alunos do curso de pós-graduação “Jurisdição Inovadora – para além de 2030”, representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF) estiveram reunidos, nos dias 29 e 30 de agosto, para a realização do “Festival Criativo – a Arte e a Jornada”. Realizado no auditório do CJF, o evento marcou o encerramento do curso de especialização desenvolvido a partir de parceria entre CNJ, ENFAM e CJF, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para consolidar a inovação no Judiciário. 

A ideia é formar alunos dentro de um novo paradigma institucional no que se refere à atuação dos tribunais brasileiros. Direcionado a juízes, juízas, e servidores e servidoras de diferentes ramos da Justiça, foram utilizadas metodologias fundadas na mais recente cultura de gestão e de governançabuscando criar soluções e novas diretrizes para os dilemas que envolvem a prática judicial. Dentro dessa proposta, o programa contemplou os chamados ateliês, onde estudados e debatidos temas importantes da jurisdição contemporânea e, ao final, apresentados protótipos das soluções ideadas.

No Festival Criativo foram apresentados projetos sobre os seguintes temas como “O processo de 2030”; “O juiz de 2030”; “Redução das Desigualdades”; “Antidiscriminação”; “Infância e juventude”; “Enfrentamento a desastres”; “Enfrentamento à criminalidade e anticriminalização”; “Saúde”; “Enfrentamento à violência doméstica” e “Meio ambiente”.

Na avaliação da juíza auxiliar do CNJ Lívia Peres, o Festival representa um momento marcante para a Justiça brasileira. “Tanto o evento que consagrou o encerramento do curso, quanto a capacitação que colocou no mesmo ambiente servidores, servidoras e magistrados e magistradas, respeitando a horizontalidade, fortaleceram a importância de se olhar o Judiciário sob as exigências da sociedade contemporânea. A formação, que deu origem ao festival, reuniu profissionais de 24 estados da Federação conferindo maior diversidade ao universo de alunos participanteso que também se verificou no tocante aos docentes, sem descurar que acolheu profissionais de todos os segmentos da Justiça brasileira – estadual, federal, trabalhista, eleitoral e militar.”

Para a conselheira do CNJ Salise Monteiro Sanchotene, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, o Festival demonstrou a importância de iniciativas como a especialização. “Os protótipos apresentados trouxeram ótimas alternativas para o enfrentamento de problemas do Poder Judiciário, elaborando soluções com foco nos usuários da Justiça, com foco no cidadão. O estímulo à inovação, a capacitação das pessoas e a disseminação da cultura da inovação indicam a convergência de intuitos entre órgãos do Poder Judiciário, considerando-se a Meta Nacional n. 9, monitorada pelo CNJ.”

Integrante da Comissão, o conselheiro do CNJ Giovanni Olsson parabenizou destacou a relevância da ação. “A Agenda 2030 reúne os grandes valores da civilização no início do século 21 e ela se tornou particularmente muito importante com a pandemia, que, mais do que uma crise sanitária, foi um evento disruptivo na história da humanidade. A pandemia significou uma forma diferente de viver em sociedade e isso impacta também na prestação do serviço público de Justiça”, afirmou, destacando que a realização desse curso, nesse, nesse momento histórico, “é algo absolutamente revolucionário”.

Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária