Exposição do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais homenageia as mulheres

Você está visualizando atualmente Exposição do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais homenageia as mulheres
Arte: TRE-MG
Compartilhe

Uma tesoura se transforma nas pernas de uma mulher que vai aonde ela quiser. Uma escova de dentes pode ser vista como a cabeça de um dinossauro, para mostrar a força da mãe que defende seus filhos. Flores representam o momento sublime de uma gravidez ou a graciosidade da saia que parece dançar quando a mulher se movimenta. Sementes de romã viram flores para colorir um jardim.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) apresenta, em seu canal no YouTube, a exposição em vídeo “Olhares sobre o feminino”, que reúne ilustrações animadas concebidas a partir de poemas escritos por mulheres. O projeto é da Comissão de Participação Feminina do Tribunal e integra a Semana Nacional da Mulher, organizada pela Justiça Eleitoral.

A intenção do vídeo é homenagear as mulheres de uma forma original, provocando surpresa e encantamento com as ilustrações desenvolvidas a partir de objetos comuns. A inspiração veio da pareidolia, um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado.

Os poemas foram selecionados visando retratar diferentes visões sobre o universo feminino. As ilustrações foram elaboradas pelo servidor Arnaldo Pedrosa, sempre buscando que fossem condizentes com a temática de cada trecho.

As imagens foram animadas e o vídeo foi editado com narração gravada por dez servidoras do TRE-MG. O resultado é uma exposição ao mesmo tempo forte e delicada, que ressalta a beleza de ser mulher.

Semana Nacional da Mulher

“O que querem as mulheres?” foi o tema da Semana Nacional da Mulher, realizada de 8 a 12 de março pelo grupo das Comissões de Participação Feminina do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de dez TREs (AL, BA, MG, MS, MT, PB, RJ, RO, RS e SC). O objetivo era valorizar o papel da mulher na sociedade e a participação feminina na política, trazendo ao conhecimento do público as iniciativas das comissões de todas as regiões do país em torno desses tópicos.

Os eventos foram transmitidos pelos tribunais em suas redes sociais e permanecem disponíveis para o público. Confira na programação como assistir a cada um.

Fonte: TRE-MG