Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral promove oficina de Linguagem Cidadã

Você está visualizando atualmente Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral promove oficina de Linguagem Cidadã
Arte: TRE-PR
Compartilhe

O Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje) promove, no dia 16 de junho, às 17h30, oficina sobre Linguagem Cidadã. As inscrições para o evento, que será realizado on-line, pela plataforma Google Meet, já estão abertas. A capacitação, com duração de uma hora, vai apresentar técnicas para tornar mais simples e inclusiva a linguagem utilizada na comunicação institucional e no atendimento ao público.

A oficina contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, e a juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e presidente do Coje, Kamile Castro. O treinamento é voltado para ouvidoras, ouvidores, servidoras e servidores de ouvidorias públicas.

O conteúdo será apresentado pela Comunicação Social do TRE-PR, cujo ouvidor, juiz Thiago Paiva dos Santos, é vice-presidente do Colégio. A apresentação será realizada pela jornalista e servidora da Justiça Eleitoral Melissa Diniz Medroni, que é pós-graduada em Leitura de Múltiplas Linguagens e trabalhou na compilação da Cartilha de Linguagem Cidadã lançada pelo TRE-PR em abril deste ano.

Conteúdo

O objetivo da oficina é instrumentalizar autoridades, servidoras e servidores para atender aos normativos em vigor no Brasil. A Resolução CNJ n. 376/2021 instituiu o emprego da flexão de gênero para nomear profissão ou demais designações na comunicação social e institucional do Poder Judiciário. A Lei n° 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), em seu art. 5º, prevê o direito de acesso à informação de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Já a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) garante, aos titulares, exatidão e clareza no tratamento de dados pessoais, conforme art. 6º, incisos V e VI.

Serviço

Oficina de Linguagem Cidadã
Quando: 16 de junho, às 17h30
Inscrição: https://www.sympla.com.br/linguagem-cidada-o-acesso-a-informacao-de-forma-transparente-clara-e-de-facil-compreensao__1243931

Fonte: TRE-PR