Memória da Justiça Federal do Paraná ganha espaço dedicado na internet

Você está visualizando atualmente Memória da Justiça Federal do Paraná ganha espaço dedicado na internet
Compartilhe

A Comissão de Gestão da Memória Institucional da Justiça Federal do Paraná, unidade do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), publicou conteúdos no portal da internet sobre a história e a memória da instituição. Todos os materiais referentes ao assunto agora estão reunidos na página da internet da Instituição, no menu “Portal da Memória”.

O destaque é o item “Memória Institucional”, que reúne fotografias, vídeos, depoimentos, História das Subseções, e documentos, como atas de inaugurações e notícias antigas. “Temos uma imensa riqueza histórica e cultural, que precisamos trazer ao conhecimento da sociedade. É importante organizar este material de forma a mostrar a realidade de cada etapa histórica vivida pela Instituição”, explica o juiz Rodrigo Kravetz, diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná.

De acordo com o juiz Marcelo Malucelli, coordenador da Comissão, “a Seção Judiciária do Paraná, instalada em 1967, tem uma longa história de 54 anos. Infelizmente, muitos dos protagonistas não estão mais conosco. Assim, como forma de prestigiar as pessoas e preservar as histórias é que se idealizou o registro formal dos acontecimentos. Fotos, narrativas e outras contribuições podem eternizar o quanto já se passou na instituição”.

A prioridade foi resgatar o material histórico físico, que poderia se deteriorar mais facilmente. Assim, fotografias e atas foram digitalizadas e estão eternizadas nas imagens da internet. O Portal ainda reúne link para os processos históricos já digitalizados do período de 1891 a 1937, o tour virtual para a Sala da Memória em Curitiba (PR) e link para as edições das revistas “Hoje é Dia D” e “Momento Memória”.

O espaço será permanentemente atualizado, com o acréscimo de novas fotos, depoimentos e vídeos, já em formatos mais “modernos e tecnológicos”. O contato com a Comissão, para envio de material (fotos, notícias, documentos etc.) e avaliação para aproveitamento no site, sugestões e comentários pode ser feito pelo fone (41) 3210-1554 ou pelo email memoria@jfpr.jus.br.

Fonte: JFPR/TRF4