Novos parâmetros para monitoração eletrônica são debatidos em evento com pesquisa inédita

Você está visualizando atualmente Novos parâmetros para monitoração eletrônica são debatidos em evento com pesquisa inédita
Lançamento da pesquisa “Monitoração eletrônica criminal: evidências e leituras sobre a política no Brasil” e debate acerca da Resolução CNJ n. 412/2021. Foto: Luiz Silveira/CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nessa quarta-feira (17/11), a pesquisa “Monitoração Eletrônica Criminal: evidências e leituras sobre a política no Brasil”, com  diagnóstico inédito sobre a monitoração eletrônica criminal a partir dos diferentes atores envolvidos nesse processo e de dados disponíveis sobre o tema. O evento seguiu com debate sobre a Resolução CNJ n. 412/2021,  que estabelece diretrizes e procedimentos para qualificação da atuação do Judiciário na aplicação e np acompanhamento da medida. A atividade integra o programa Fazendo Justiça, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para incidir em desafios no campo da privação de liberdade.

Acesse o sumário executivo da pesquisa

Juiz auxiliar da Presidência do CNJ com atuação no Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Fernando Mello destacou que a Resolução n. 412 melhora a interação entre Judiciário e centrais de monitoramento do Poder Executivo, uniformizando entendimentos sobre o uso da monitoração eletrônica, criando parâmetros para prescrição e protocolos para o tratamento de incidentes. “Esperamos contribuir para a consolidação de ações que promovam avanços civilizatórios, com respeito aos direitos fundamentais e a dignidade humana. É dever das instituições, especialmente do Poder Judiciário, agir para transformar o presente que almejamos.”

Coordenador nacional de monitoração eletrônica substituto do Depen, Gilvan Cavalcanti traçou um panorama das ações e recursos do órgão na área, destacando o fortalecimento institucional para garantia da melhor aplicação e acompanhamento das medidas pelas Centrais de Monitoração. Para o representante do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Daniel Figueiredo, a consolidação de parâmetros e diretrizes da Resolução n. 412 é fundamental para o uso racional da medida. “A monitoração deve servir para reduzir o encarceramento e não como instrumento  de controle do Estado sobre pessoas.”

A relevância da normativa e da pesquisa considerando os contextos regionais foram destacadas pela representante da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Vanessa Cavallazzi. Coordenadora da Unidade de Governança e Justiça do Pnud, Moema Freire disse que o acesso à Justiça, o enfrentamento do superencarceramento e a promoção da cidadania para pessoas privadas de liberdade estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Para o alcance da aplicação dos serviços de monitoração eletrônica com base na legalidade e garantia de direitos, é indispensável que haja ampliação do debate entre a comunidade jurídica e atores do Poder Executivo. Com uma justiça mais inclusiva e efetiva, todos ganham na sociedade.”

Diagnóstico inédito

A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (Crisp/UFMG) incluiu levantamento em diferentes capitais entre outubro de 2019 e março de 2021. Houve análise de autos processuais, entrevistas e observação de campo junto a magistrados e magistradas, gestores das centrais de monitoração, profissionais das equipes multidisciplinares e pessoas monitoradas. “Os principais objetivos da pesquisa são compreender o lugar da monitoração eletrônica na redução da superlotação e superpopulação prisional, entender os dilemas relativos aos serviços a partir do Poder Judiciário e do Executivo e das pessoas monitoradas, bem como produzir conhecimento”, explicou a subcoordenadora do Crisp, Andréa Silveira.

Acesse a íntegra da publicação

Em relação às percepções da magistratura, foram identificadas vantagens — a exemplo da monitoração como alternativa ao encarceramento provisório, redução de custos e de vulnerabilidades —, mas também dificuldades — como a ausência de adequada avaliação do perfil da pessoa monitorada, inexistência de fluxos adequados de informações e problemas técnicos, entre outros. Ainda, são distintas as noções de como a sociedade avalia o uso da tornozeleira – pode ser traduzida como impunidade e ineficácia da Justiça ou até adereço que se traduz em perigo e ameaça.

A partir de entrevistas conduzidas com pessoas monitoradas, o estudo aponta que 50% delas considera a medida como adequada, 76% dizem conhecer seus direitos e deveres e 80% afirmam que tiveram relações sociais comprometidas por conta do dispositivo.

O levantamento traçou também um perfil das pessoas operadoras do sistema (em sua maioria homens policiais penais) e as condições de trabalho nas centrais, que apresentam, entre outros desafios, instalações inadequadas e déficit de pessoal. “O número de pessoas monitoradas no Brasil cresceu muito mas, aparentemente — e a nossa pesquisa mostra isso —, não houve um crescimento proporcional da estrutura e do efetivo de profissionais nas centrais para lidar com esse grande número de pessoas monitoradas, o que significa uma sobrecarga de trabalho muito grande”, apontou a representante do Crisp.

A publicação traz, ainda, recomendações para o desenvolvimento da política, que incluem a implementação de equipes multidisciplinares de apoio na fase anterior a decisão judicial e foco no acompanhamento psicossocial e integração social das pessoas monitoradas, além de adequação das Centrais de Monitoração ao previsto no Manual de Gestão para a Monitoração Eletrônica de Pessoas, entre outras.

No debate sobre a pesquisa, o professor da PUC-RS Rodrigo Azevedo disse que os achados reforçam a necessidade de se desenvolverem parâmetros comuns. A juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) Ilana Kapah apontou os principais desafios na implementação da política a partir de uma contextualização histórica, enquanto a representante do Depen Danielle Vieira da Silva pontuou que a aproximação entre Centrais de Monitoração e magistrados é fundamental.

Ao argumentar que a adesão a novas tecnologias precisa ser analisada com moderação, o coordenador do programa de pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Maiquel Wermuth, destacou a correta abordagem da Resolução n. 412, que incentiva outras alternativas além da monitoração. “A normativa evidencia o importante esforço para que a monitoração não se transforme em uma prisão a céu aberto ou uma pena ambulatória que acompanhe o sujeito”.

Veja mais ações sobre monitoração eletrônica no canal do CNJ no YouTube

Resolução CNJ n. 412/2021

A programação da tarde foi iniciada com o detalhamento da Resolução CNJ n. 412/2021, cujo texto teve colaboração de diversos atores da justiça criminal antes de ser aprovado no CNJ. A especialista em monitoração eletrônica do Fazendo Justiça, Izabella Pimenta, explicou que a normativa racionaliza a máquina administrativa judiciária, reduz atos processuais e gera economia de recursos financeiros e humanos, além de proporcionar segurança jurídica a todos os envolvidos, resguardar a tutela jurídica e garantir os direitos fundamentais da pessoa monitorada.

Ao comparar a experiência brasileira com países como Argentina e Espanha, a professora da Universidade de Brasília Cristina Zackseski levantou hipóteses de que não há no país dados que comprovem que a monitoração eletrônica tenha refletido na redução de crimes, de reincidência ou até mesmo de custos do sistema prisional. “Há uma ideia de economia de meios humanos, financeiros, e de gestão, mas o sistema acaba perdendo de alguma maneira suas antigas justificações.”

Para o professor da Universidade Estadual de Campinas Ricardo Campello, a monitoração eletrônica expõe e identifica o corpo penalizado enquanto suspeito, situação exemplificada em sua pesquisa em que pessoas monitoradas viraram alvo de grupos de extermínio. “Se estamos preocupados em reduzir substancialmente a população prisional e as dimensões monumentais do nosso sistema penal, retroalimentadas inclusive pelas medidas punitivas aplicadas em meio aberto, a única recomendação que eu tenho seria: apostemos em soluções exteriores ao sistema penal.”

A juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo Juliana Freitas disse que as políticas judiciárias devem ter recortes de diversidade, com atenção a vulnerabilidades de raça, classe, gênero, tradicionalidade, situação de rua e localização geográfica. “A Resolução 412/2021 e os atos que com ela dialogam podem efetivamente funcionar como uma porta de entrada para a realidade concreta das pessoas submetidas a monitoramento, garantindo uma maior efetividade do seu funcionamento.”

Renata Assumpção e Leonam Bernardo
Agência CNJ de Notícias

Reveja o evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal