Araguaína é contemplada com 1ª oficina de pais e filhos no Tocantins

Você está visualizando atualmente Araguaína é contemplada com 1ª oficina de pais e filhos no Tocantins
Compartilhe

Foi realizada a primeira oficina de pais e filhos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na Comarca de Araguaína, na última quarta-feira (1º/6). O encontro promoveu a harmonização e pacificação das relações familiares em casos de divórcios. A oficina, conduzida por profissionais do centro de conciliação, durou quatro horas. Ao todo, 17 pessoas fizeram parte da primeira experiência.

Os inscritos participaram de dinâmicas e receberam cartilhas elaboradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com orientação para pais, crianças e adolescentes. “Foi muito bom a gente aprender mais sobre os nossos filhos e os relacionamentos que a gente tem. É muito difícil passar por um divórcio, porque a gente não sabe como lidar com as crianças. Fquei feliz em aprender a lidar com essa separação”, disse uma das participantes, mãe de quatro filhas.

Para a coordenadora do Cejusc em Araguaína, juíza Umbelina Lopes, a oficina de parentalidade auxilia os pais a protegerem os filhos de efeitos danosos do divórcio ou dissolução de união estável. “Implantamos a oficina com a finalidade de auxiliar pais e filhos a enfrentarem as consequências da ruptura do vínculo conjugal ou da disputa judicial, reduzindo traumas dele decorrentes e estimulando a autocomposição e pacificando os conflitos”, ressaltou.

Ainda segundo a magistrada, que também coordena o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a oficina é uma política pública de prevenção e resolução de conflitos familiares. “É um mecanismo de solução de controvérsias que auxilia, orienta e minimiza os efeitos prejudiciais do divórcio no desenvolvimento emocional dos filhos menores”, disse.

Finalidade – A oficina de parentalidade foi implantada na Comarca de Araguaína em maio com a finalidade de auxiliar pais e filhos a enfrentarem as consequências de um divórcio para a família. A ferramenta é voltada a pais, mães e filhos com idade entre sete e 17 anos que estejam passando por conflitos decorrentes da mudança estrutural familiar.

Fonte: TJTO