Tribunal piauiense fecha parceria com o OAB para formar mediadores

Você está visualizando atualmente Tribunal piauiense fecha parceria com o OAB para formar mediadores
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) firmou parceria com a Escola Superior de Advocacia do estado (Esapi/OAB-PI) para formar profissionais que atuarão em mediação e conciliação de conflitos. O termo de cooperação foi assinado pelo desembargador José James Gomes Pereira, que presidia o TJPI no ato. O desembargador, que é o vice-presidente, ressaltou a importância da parceria como forma de minimizar a cultura do litígio, que emperra o Judiciário.

“Essa cultura também tem sido repassada ao longo dos anos pelas escolas de Direito aos advogados, que não se preparam para esta mudança. Porém, isso começa a mudar. O próprio novo Código de Processo Civil obriga que o processo já passe pela mediação e conciliação antes do julgamento”, destacou James.

A diretora-geral da Esapi, Naiara Moraes, informa que o mesmo tipo de parceria já foi feita entre o Conselho Federal da OAB e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a formação de mediadores em todo o país. A parceria leva em conta o ajuste do acordo de cooperação, o lançamento do edital de chamamento dos interessados e o curso, que será realizado na OAB-PI, sem custos e aberto a todos os profissionais. A previsão é de que o edital seja lançado neste semestre.

Fonte: TJPI