Em Minas Gerais, acordo estabelece tramitação eletrônica de inquéritos policiais

Você está visualizando atualmente Em Minas Gerais, acordo estabelece tramitação eletrônica de inquéritos policiais
Em muitas varas criminais, os inquéritos representam 50% do movimento; nas centrais de inquéritos, como a da Comarca de Belo Horizonte, todo o acervo é composto por feitos dessa natureza - Foto : Joubert Oliveira
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Governo estadual firmaram, nesta quinta-feira (21/3), uma parceria que institui um marco histórico para o sistema de justiça criminal em Minas ao assinarem uma Portaria que estabelece a tramitação eletrônica de inquéritos policiais e quaisquer outras medidas penais cautelares ou preparatórias entre o TJMG e a Polícia Civil de Minas Gerais.

A Portaria foi assinada pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo governador de Minas, Romeu Zema; pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Azevedo Corrêa Junior; pela chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Letícia Gamboge Reis; e pelos secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, de Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, e da Casa Civil, Marcelo Aro.

Com a tramitação eletrônica, será possível oferecer mais agilidade na tramitação de inquéritos e, assim, imprimir maior celeridade às investigações criminais, ao cumprimento das diligências e à apreciação das medidas de urgência. A iniciativa representa ainda a possibilidade de oferecer mais segurança das informações e das provas e contribuir para a redução dos custos com deslocamentos para o transporte de inquéritos físicos.

Justiça Minas Integrada

O projeto-piloto de implantação da tramitação eletrônica de inquéritos entre o Judiciário mineiro e a Polícia Civil de Minas iniciou-se em meados do ano passado, abrangendo infrações penais de competência dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca da capital. Com a expansão da iniciativa, a expectativa é de que, a partir de 1º de julho de 2025, já esteja vedado o recebimento e a tramitação de qualquer expediente físico de inquérito policial e medidas penais conexas no Judiciário de Minas Gerais.

“Esta portaria é o desdobramento de um termo de cooperação único no Brasil: o projeto Justiça Minas Integrada, que estabeleceu a união entre o Judiciário e o Executivo, em Minas, para a criação de políticas públicas sinérgicas entre os dois Poderes. Hoje, temos a satisfação de assinar esta portaria construída a várias mãos; outras iniciativas virão, em prol da população mineira”, salientou o presidente José Arthur Filho.

Ele acrescentou que, atualmente, em muitas varas criminais, os inquéritos representam mais de 50% do movimento das unidades judiciárias. “Temos ainda as centrais de inquéritos, nas quais todo o acervo é composto por feitos dessa natureza”, disse.

Impactos positivos

O governador Romeu Zema destacou que a criminalidade em Minas Gerais tem sofrido uma queda, nos últimos anos, sobretudo graças a uma maior integração no trabalho das Polícias Civil e Militar no estado. “Para continuarmos essa melhoria, precisamos ir além. Hoje, estamos dando um passo extremamente importante nesse sentido, com essa parceria entre o Judiciário e Executivo na questão dos inquéritos”, declarou.

Na avaliação do governador Romeu Zema, muitos dos efeitos positivos, advindos da digitalização dos inquéritos policiais, ainda não são sequer imaginados, mas surgirão a partir da implementação do novo modelo. Ele afirmou ainda que o TJMG tem dado especial atenção à questão da segurança pública, aspecto que produz significativos impactos na qualidade de vida dos mineiros.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, disse que o momento é histórico, não apenas para o Poder Judiciário e para o Poder Executivo, mas para todo o Estado de Minas Gerais. “A partir da junção de esforços do Tribunal de Justiça, Polícia Civil, Poder Executivo, Secretarias, damos um resultado concreto em benefício da população mineira”, ressaltou.

A informatização dos processos em Minas Gerais iniciou-se em 2008, nos Juizados Especiais, segundo o corregedor-geral de Justiça. “Depois, evoluímos para a Justiça Comum. Recentemente, comemoramos o fato de que 100% dos processos de Minas estão digitalizados. Fizemos um esforço muito grande para isso, durante a pandemia de covid-19, e conseguimos digitalizar 2 milhões de processos. Faltava incluir o inquérito policial”, afirmou.

Avanço tecnológico

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, disse, durante o evento, que a tecnologia precisa ser encarada não mais como o futuro, mas como uma necessidade do presente. “A investigação não poderia ficar fora do movimento da informatização e precisava se tornar digitalizada. O Tribunal de Justiça e a Polícia Civil vêm empreendendo grandes esforços para digitalizar milhões de processos, a fim de viabilizar isso. Portanto, este é um momento muito marcante para o nosso Estado”, afirmou.

O secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, destacou a articulação estabelecida entre o Executivo e o Judiciário, por meio do projeto Justiça Minas Integrada, que foi criado para o desenvolvimento de projetos relevantes para o Estado de Minas Gerais, com o envolvimento do Governo e do TJMG”, frisou. Ele enalteceu ainda a importância do espaço de diálogo criado, a partir dessa parceria, e que resultou na portaria sobre a tramitação eletrônica de inquéritos.

A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge Reis, disse que o procedimento de polícia judiciária eletrônico é uma iniciativa estratégica da instituição que ela comanda. “Ele visa a otimizar e acelerar as investigações criminais, abandonando o modelo cartorário antigo para a implementação de uma dinâmica contemporânea, onde o procedimento será integralmente produzido em sistemas eletrônicos e a sua tramitação se dará por meio de integrações com as plataformas tecnológicas utilizadas pelos outros componentes do sistema de justiça criminal”, esclareceu.

De acordo com Letícia Gamboge, desde o início da integração dos sistemas PcNet e o PJe, já foram distribuídos mais de 288 mil procedimentos. “Estabelecemos um cronograma para que, até junho de 2024, todos os procedimentos investigativos existentes na comarca de Belo Horizonte passem a tramitar de forma virtual, o que inclui a iniciativa inédita de virtualização das investigações que já se encontram em tramitação”, salientou.

Letícia Gamboge disse ainda que todo o efetivo de servidores policiais e administrativos está sendo capacitado para essa nova realidade tecnológica por meio da plataforma de ensino à distância da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. “Temos a certeza de que essa nova ferramenta representa um enorme avanço do ponto de vista tecnológico e impactará nos processos de trabalho, possibilitando uma investigação moderna e mais adequada aos tempos atuais”, concluiu.

Fonte: TJMG

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal