Tribunal investe em qualidade de vida no trabalho de seus servidores

Você está visualizando atualmente Tribunal investe em qualidade de vida no trabalho de seus servidores
Compartilhe

O discurso de que qualidade de vida no trabalho faz o colaborador produzir mais é frequente na teoria. Mas, na prática, melhorar a saúde de servidores é um desafio que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) enfrenta desde 2011, quando implantou o Vida Saudável. Ao abrir a nova edição do programa, dividido em várias etapas até dezembro, o juiz auxiliar da Presidência do tribunal, Manoel Dourado, chamou a atenção para a importância da ação, que traz diversos ganhos aos servidores.

“Este modelo já existe aqui há cinco anos e, neste ponto, temos atendido às cobranças do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), embora tenhamos que evoluir mais. Um servidor motivado tende a render mais. Eu mesmo espero participar do próximo para poder melhor divulgá-lo para os demais servidores. Este trabalho tem sua importância também porque atende a uma Resolução do CNJ, que sempre cobra ações neste sentido”, reforça o juiz Manoel Dourado.

Em palestra, o médico Bernardo Vale abordou o histórico do Programa Vida Saudável desde o início. “Ao longo desses anos, tivemos capacitações em São Paulo e Rio Grande do Sul, participamos de congressos e os resultados foram compartilhados. Hoje, também mostramos o desenvolvimento das turmas desde 2011, o que vai nos permitir melhorar mais”, pontua o médico.

Ideias e opiniões – A assistente social Cybele Fortes Odoni e a médica Aracélia de Sousa Porto Mendes ressaltaram ainda outros detalhes, como uma caixa produzida pelos participantes. “Nela, os participantes vão colocar as ideias, pensamentos, opiniões, trabalhos e tudo que forem desenvolvendo ao longo das etapas. Ao final, vamos avaliar para sabermos se aquilo que foi repassado como atividade para eles realmente foi cumprido. É uma forma de termos um retorno deles”, explicou.

Houve atividade física promovida por uma academia parceira e sorteio de desconto aos servidores. “A atividade física é importante porque libera a serotonina, que contribui para o gerenciamento do estresse, causador de doenças como angústia e de ansiedade. As atividades físicas trazem também mais vigor e disposição aos servidores”, indicou a médica Aracélia.

Fonte: TJPI