Tribunal do Espírito Santo abraça causa da conscientização da epilepsia

Você está visualizando atualmente Tribunal do Espírito Santo abraça causa da conscientização da epilepsia
Foto: TJES
Compartilhe

De acordo com a Associação Brasileira de Epilepsia, com acompanhamento médico e tratamento adequado, a maior parte das pessoas com epilepsia consegue levar a vida normalmente.

No próximo dia 26 de março é celebrado o Purple Day, dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. E por abraçar essa causa, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo e vários monumentos do estado ficarão iluminados de roxo até o final do mês.

O objetivo é aumentar a consciência sobre a epilepsia, mobilizar o maior número de pessoas que possuem a doença, familiares, profissionais da saúde e educação, estudantes e demais cidadãos, na luta pelos direitos à inclusão social, profissional e econômica das pessoas com epilepsia.

No Purple Day, o dia Roxo, pessoas do mundo inteiro são convidadas a vestir uma peça na cor roxa para destacar a importância da causa.

A epilepsia é uma condição em que há alteração na atividade do cérebro, impulsos elétricos e sinais químicos, deixando a atividade do sistema nervoso central desordenada. Essas alterações causam sintomas como convulsões, movimentos descontrolados do corpo, alteração das sensações e perda de consciência.

De acordo com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), até 10% das pessoas podem ter uma crise epiléptica na vida, por diversos motivos. Mas isso não significa que ela seja necessariamente acometida pela epilepsia. A estimativa é que cerca de 1 a 2% da população tenha a doença realmente e com acompanhamento médico e tratamento adequado, a maior parte delas consegue levar a vida normalmente.

Para lidar com uma convulsão epiléptica, a ABE orienta ter calma e seguir algumas dicas:

  1. Coloque a pessoa de lado e com a cabeça elevada para que não sufoque com a saliva. Não tente segurar braços e pernas.
  2. Apoie a cabeça sobre algo macio para protegê-la. Não tente abrir a boca da pessoa, nem inserir nada.
  3. Localize objetos que possam machucar a pessoa e afaste-os. Retire óculos e afrouxe roupas apertadas.
  4. Monitore o tempo. Se a crise durar mais de 5 minutos ou se repetir, ligue para o SAMU (192).
  5. Acompanhe a pessoa até que ela acorde. Em caso de ferimentos ou de primeira crise na vida, chame o SAMU (192).

A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), conta com suporte científico de neurologistas de renome internacional, mobiliza e gera oportunidades de apoio às pessoas com epilepsia, seus familiares, bem como médicos e neurocientistas. Auxilia também a divulgar práticas nacionais e internacionais de tratamento e de pesquisa dedicadas à melhoria da qualidade de vida dessa população, gerando novas oportunidades de cooperação

Fonte: TJES 

 

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade