Tribunal do DF prorroga prazo de inscrições para voluntários no 6º Mutirão PopRuaJud

Você está visualizando atualmente Tribunal do DF prorroga prazo de inscrições para voluntários no 6º Mutirão PopRuaJud
Mutirão PopRuaJud promovido pelo TJDFT em 2022 - Foto: Luiz Silveira/Ag. CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) prorrogou até o dia 24 de novembro o prazo para que interessados em trabalhar como voluntários durante o 6º Mutirão PopRuaJud façam suas inscrições. O evento vai acontecer no dia 7 de dezembro, das 8h às 16h, no Pavilhão do Parque da Cidade, em parceria com diversos órgãos. Interessados em atender pessoas em situação de rua devem preencher o formulário de inscrição.

Durante o mutirão, serão fornecidos diversos serviços, entre eles: emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos, odontológicos, corte de cabelo e outros.

A última edição realizada, em maio de 2023, alcançou a marca histórica de mais de 3 mil atendimentos, com o apoio de 22 órgãos parceiros e 70 voluntários. Na 6ª edição, o intuito é possibilitar a ampliação do atendimento de forma compatível com a demanda.

PopRuaJud

O PopRuaJud é um desdobramento da Resolução CNJ n.425/2021, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. A ação atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais