Tribunal de Roraima conclui projeto de inovação na Terra Indígena Waimiri-Atroari

Você está visualizando atualmente Tribunal de Roraima conclui projeto de inovação na Terra Indígena Waimiri-Atroari
Foto: Ascom TJRR
Compartilhe

A tecnologia tem papel fundamental na inclusão social de povos indígenas. Por isso, a Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR),  concluiu os testes para o andamento do projeto: “Atendimento Itinerante Waimiri Atroari”. A proposta visa o atendimento em tempo real nas aldeias distantes do Posto Avançado de Atendimento do programa Justiça Cidadã, do Núcleo de Apoio Waimiri Atroari (Nawa), localizado na Terra Indígena Waimiri-Atroari, no município de Rorainópolis.

A Ouvidoria Geral do TJRR testou o  funcionamento do Posto Avançado Waimiri Atroari de 20 a 25 de novembro. O teste ocorreu de forma igualitária, com atendimentos remotos direto nas aldeias dentro da Terra Indígena. O projeto de inovação incremental “Atendimento Itinerante Waimiri Atroari” representa um marco significativo na busca por inclusão social e acesso à cidadania para os povos indígenas Waimiri-Atroari, conhecidos como Kinjás.
A equipe da Ouvidoria, composta pelos servidores Amadeu Triani e Orib Ziedson, realizou visitas técnicas nas aldeias dotadas de internet.
O objetivo foi efetuar atendimentos em tempo real e coletar biometrias referentes ao Posto Avançado 186. Os testes foram conduzidos de maneira minuciosa, incluindo a capacitação de 12 participantes das aldeias do Curiaú e Ianã.
A iniciativa é integrada com ao programa Justiça Cidadã, a Vara da Justiça Itinerante do TJRR, Ouvidoria Geral de Justiça, Cartórios, Defensoria Pública, Funai, Instituto de Identificação de RR, Receita Federal e SEFAZ/RR na conclusão da carta de serviços do TJRR. O intuito é contemplar 81 aldeias com mais de 2.500 indígenas no eixo da estrada e fluvial.
O deslocamento estratégico da equipe para Manaus e Novo Airão, seguido pelo deslocamento para as aldeias no Rio Curiaú, possibilitou a realização dos primeiros testes de atendimentos remotos nos eixos fluviais. Mesmo diante de desafios logísticos, como as águas dos rios estarem abaixo do normal em 2023, a coleta das biometrias na Aldeia Curiaú foi bem-sucedida.
O projeto foi concluído, demonstrando a viabilidade operacional do atendimento itinerante. Esse atendimento não apenas economiza recursos ao evitar deslocamentos dos indígenas para o Nawa, mas integra colaboradores em um fluxo de atendimento igualitário. Além disso, devido à importância histórica da preservação da cultura indígena, o projeto visa atingir as metas de aperfeiçoamento e igualdade nas próximas fases. Esse objetivo contribui para a consolidação de um atendimento inclusivo e eficiente em prol das comunidades indígenas na região de Waimiri-Atroari.
Fonte: TJRR
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais