Tribunal de Rondônia define objetivos para plano de acessibilidade

Você está visualizando atualmente Tribunal de Rondônia define objetivos para plano de acessibilidade
Compartilhe

Aperfeiçoar instalações físicas para que haja condições necessárias ao acesso e à circulação de pessoas com deficiência é um dos objetivos da Comissão de Acessibilidade designada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) para organizar um plano de ações, parâmetros normativos e políticas institucionais relacionados ao tema. Os assuntos foram tratados em reunião na Coordenadoria de Planejamento do tribunal.

A partir das informações de cada uma das unidades que compõem a comissão, foram definidas datas de entregas importantes para a efetivação do trabalho do grupo. Além de servidores de setores estratégicos para a administração, compõem a comissão os juízes auxiliares da Corregedoria e da Presidência, respectivamente Cristiano Mazzini e Ilisir Bueno Rodrigues, que a preside.

A garantia de um tratamento adequado e a valorização das pessoas nessa condição será feita de acordo com a Resolução 230 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, entre outras medidas.

Ambiente saudável – A comissão tem foco na política de saúde institucional, qualidade de vida e na construção de um ambiente saudável, pois, além do atendimento a quem busca os serviços da Justiça, a comissão trabalha para dar atenção especial também aos colaboradores da instituição que estejam na condição de pessoa com deficiência permanente ou provisória.

Contudo, a demanda da maioria das ações requer previsão e disponibilidade orçamentária, por isso será realizada de forma gradual a curto, médio e longo prazo. De acordo com a Coplan, uma das finalidades da comissão é adotar medidas para eliminar e prevenir quaisquer tipos de barreiras urbanísticas e arquitetônicas nos transportes, nas comunicações e na informação, mas também nas atitudes ou ferramentas tecnológicas, para assegurar acessibilidade plena a seus usuários, bem como coibir qualquer forma de discriminação por motivo de deficiência.

Fonte: TJRO