Tribunal de Justiça gaúcho instala Comitê de Saúde de Porto Alegre

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça gaúcho instala Comitê de Saúde de Porto Alegre
Os integrantes do Comitê realizaram reunião virtual Créditos: Divulgação TJRS
Compartilhe

Durante reunião do Comitê Estadual de Saúde, realizada virtualmente nesta quarta-feira (31/5), foi instalado oficialmente o Comitê de Saúde de Porto Alegre-RS/CNJ. Periodicamente, os integrantes estarão reunidos para debater pautas relevantes da saúde relativas à Capital.

O Comitê de Porto Alegre tem como coordenador o juiz Eugênio Couto Terra e como vice-coordenadora, a juíza de direito Gabriela Dantas Bobsin, ambos atuam na 10ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre, especializada na área. Na abertura do encontro, o coordenador do Comitê Estadual de Saúde RS/CNJ, desembargador Ney Wiedemann Neto, agradeceu a disponibilidade dos magistrados que estarão à frente do Comitê de Porto Alegre.

“São pessoas dedicadas que vestiram a camiseta Poder Judiciário e da cidadania. Nessas reuniões, vamos além das nossas atividades de prestação jurisdicional. Se essa contribuição significar menos filas e atendimentos mais eficientes em prol da saúde da sociedade, essas serão as nossas recompensas”, destacou o desembargador.

O juiz Eugênio falou que o Comitê além de proporcionar a troca de ideias também permitirá um alinhamento dos fluxos de encaminhamentos com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

“Também é importante que o comitê seja um lugar de inclusão da sociedade civil. Precisamos conhecer quais as necessidades e angústias da sociedade para garantir o acesso à saúde”, disse o magistrado, que solicitou aos integrantes que indiquem associações de usuários para participarem das reuniões.

Presente ao encontro, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, disse que mudanças estão sendo realizadas para reduzir a judicialização da saúde. “Queremos agilizar essas respostas e dar ao paciente o que ele precisa no tempo certo. A questão financeira é o nosso balizador”, disse.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária