Tribunal do Júri em Roraima reforça ações de prevenção à Covid-19

Você está visualizando atualmente Tribunal do Júri em Roraima reforça ações de prevenção à Covid-19
Foto: TJRR
Compartilhe

Na última quinta-feira (13/5), ocorreu mais um julgamento da 1ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Esse é o segundo júri popular realizado pela 1ª Vara em 2021 e o retorno segue orientações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As atividades no Tribunal do Júri estavam suspensas desde o início do ano em decorrência do agravamento da pandemia.

Antes que sigam para o auditório onde são realizados os júris, todos recebem atendimento, por meio do Escritório de Saúde do TJRR, com a testagem para a Covid-19 e medição de temperatura. A juíza titular da 1ª Vara, Lana Leitão, assegurou que o processo agora está ainda mais ágil para que os julgamentos sejam realizados. As sessões populares são pautadas pelos julgamentos de crimes dolosos contra a vida. “É o segundo júri que realizamos este ano. Estamos com o plenário todo preparado, com a segurança que os protocolos exigem. É importante esse retorno, tanto para o Tribunal quanto para a sociedade.”

A balconista Jéssica do Nascimento, 18, afirma que foi a primeira vez que participou de um júri popular. Ela explicou que, inicialmente, ficou ansiosa, mas com as orientações dos servidores e da magistrada, além de um vídeo explicativo sobre como pode ser a atuação dos jurados e juradas nas sessões populares, ela se tranquilizou. “Participar do júri hoje é uma coisa boa, pois é dessa maneira que estamos contribuindo de alguma forma, ouvindo e sendo ouvidos sobre situações tão sérias e decisivas para vida das pessoas.”

O promotor de justiça do Ministério Público de Roraima (MPRR), Igor Naves, também considera fundamental o retorno dessas atividades, alinhado aos cuidados com a saúde, além de acelerar os trabalhos colocando a pauta em dia. “Muitos desses réus estão aguardando julgamento há alguns meses, e o fato de estarmos nessa situação grave de saúde poderia atrasar. Então, estamos aqui, desde a semana passada, fazendo julgamentos, para colocar em dia as atividades e dar respostas à sociedade.”

Para o defensor público José Roceliton, o Juri presencial é importante. “O defensor precisa ter contato pessoal com o réu, que precisa saber que ele tem um defensor. Requer uma responsabilidade diferenciada com os demais processos.”

A servidora Giceane Moraes destacou que os cuidados com a saúde para este retorno deixam as equipes ainda mais tranquilas. “Essa atenção é necessária porque nós temos uma vida, temos família. Essa atenção nos dá segurança. Estamos trabalhando e tendo a certeza que nós estamos amparados.”

As medidas de segurança adotadas pelo Judiciário incluem também o uso obrigatório de máscaras com protetor facial, fornecidos pelo TJRR, a medição de temperatura, a disponibilização de álcool em gel e a higienização constante das salas. Informações e esclarecimento sobre o funcionamento do Júri podem ser solicitadas pelo número (95) 3194-2643, que funciona como aplicativo de mensagens instantâneas.

Fonte: TJRR