Tribunal baiano realiza em 28 de agosto seminário sobre funcionalidades do PJe Mídias

Você está visualizando atualmente Tribunal baiano realiza em 28 de agosto seminário sobre funcionalidades do PJe Mídias
Arte: TJBA
Compartilhe

Na segunda-feira (17/8), teve início o cronograma de implantação do sistema Audiência Digital e do PJe Mídias, que segue até novembro, nas comarcas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Para orientar o uso do PJe Mídias, em especial sobre armazenamento e recuperação de videoconferências, que teve aumento expressivo na utilização da solução nos últimos meses, a Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp), em parceria com a Secretaria Judiciária, por meio da Diretoria de Primeiro Grau, promove um seminário virtual no dia 28 de agosto.

Destinado a magistrados e servidores, o webinário “Audiência virtual e PJe mídias” está marcado para às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Poder Judiciário da Bahia no YouTube. Aqueles que desejarem certificado devem se inscrever, até o dia 26 de agosto, via Sistema de Educação Corporativa (SIEC) da Unicorp, e confirmar presença por meio do link que estará disponível na descrição do próprio vídeo, no horário do evento.

Na oportunidade, o público acompanhará a palestra do Juiz Ricardo de Medeiros Neto, Titular da 1ª Vara Crime de Camaçari e Presidente do Grupo de Trabalho, instituído por meio do Decreto Judiciário n° 366/2020, com atribuição de promover estudos para a estruturação e a implementação do PJe Mídias no Judiciário baiano.

O evento, que terá duas horas de duração, contará também com a explanação da Advogada e Professora Aline da Conceição Santos, que possui vasta experiência em implantação, treinamento e suporte dos sistemas SAJ e PJe. Aline atuou na implantação do PJe em 100% das unidades não criminais do estado. Vale lembrar que o Judiciário baiano iniciou, recentemente, a implantação do PJe criminal.

PJe Mídias

Lançado pelo CNJ em maio do ano passado, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. Na Bahia, o PJe Mídias começou a ser testado em outubro, na 1ª Vara Criminal de Camaçari.

A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais hoje em utilização no TJBA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional. Além disso, o novo sistema permitirá o acesso aos arquivos pelos usuários externos, e pode ser utilizado independente do sistema em que tramita o processo.

Audiência Digital

Enquanto o PJe Mídias reúne as mídias das audiências de um processo, com foco na interação com o público externo, especialmente operadores de Direito, o sistema Audiência Digital realiza a criação de mídias digitais das audiências de um processo. Ou seja, faz a gravação de audiências e a sincronização destas no portal PJe Mídias.

Acesse aqui o Guia do Usuário – Audiência Digital

Fonte: TJBA