Portuguese PT English EN Spanish ES
Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte e do Maranhão discutem ações do Justiça 4.0
Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte e do Maranhão discutem ações do Justiça 4.0
Foto: Caio Loureiro

Nesta quinta (11) e sexta-feira (12/11), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a última reunião do Programa Justiça 4.0 na Região Nordeste. Participam representantes dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e do Maranhão (TJMA). A reunião acontece no TJRN e por videoconferência.

A abertura será às 17h, com participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, e dos presidentes do TJRN, Vivaldo Pinheiro, e do TJMA, Lourival Serejo Sousa.

O objetivo do encontro é incentivar o diálogo e a troca de experiências sobre a implantação do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual e dos Núcleos de Justiça 4.0 nas unidades judiciárias e sobre os procedimentos para integração dos tribunais à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e ao Codex.

A Plataforma Digital oferece microsserviços e módulos negociais que podem ser utilizados pelos tribunais nos sistemas de tramitação de processos judiciais. O Codex consolida as bases de dados processuais e gera conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Os resultados dessas transformações são utilizados para envio de informações à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e em modelos de inteligência artificial.

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação e de soluções tecnológicas.

Raquel Lasalvia
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

A
Fechar Menu