Três boas práticas disseminam cultura da transparência em tribunais brasileiros

Você está visualizando atualmente Três boas práticas disseminam cultura da transparência em tribunais brasileiros
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu, no dia 25 de março, a 10.ª edição do webinário Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário. Três tribunais apresentaram iniciativas de sucesso com foco no Eixo Transparência do Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. O evento foi mediado pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ Fábio Cesar dos Santos Oliveira.

O primeiro projeto apresentado foi o novo Portal de Transparência de Licitações e Contratos do Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região (TRT-4), que fica em Porto Alegre (RS). Ele se tornou um canal direto do sistema interno do TRT4 com o site institucional, para que todas as informações relacionadas às contratações do órgão sejam disponibilizadas em um formato dinâmico e interativo.

De acordo com o diretor de Secretaria de Administração do TRT-4, João Ribas, a criação da página atende várias normas existentes, como a Lei de Acesso à Informação, de uma maneira simples e intuitiva para o cidadão. “Sabe-se que não existe um padrão entre os órgãos para que os dados das contratações sejam divulgados. Por esse motivo, foi lançada uma página com interface simples, incluindo a ferramenta do buscador, que facilita o acesso às informações disponíveis. Desde o lançamento, temos recebido o retorno positivo dos usuários”, afirmou João Ribas.

A segunda iniciativa apresentada foi a do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5) pelo desenvolvimento do informativo mensal da 9.ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. O documento traz gráficos e planilhas com os principais dados estatísticos da vara daquele mês, como entradas, saídas, números e tipos de sentenças proferidas, número de audiências de conciliação e instrução realizadas, total de acordos firmados e de requisitórios expedidos, além de uma análise comparativa do acervo no último ano. O documento pode ser acessado tanto pelo público interno quanto externo.

Conheça as iniciativas incluídas no Eixo Transparência do Portal de Boas Práticas do Poder Judiciário

Nas palavras da diretora da Secretaria da 9.ª Vara do TRF-5, Fernanda Simonetti, não havia uma compilação de dados referentes à produtividade da vara em um único documento. “Depois que o informativo foi criado e aprimorado, os resultados têm sido excelentes. Temos realizado reuniões mensais para aprimorar rotinas e apoiar os setores que precisam de acompanhamento maior. Agora, o próprio servidor consegue acompanhar a evolução do seu trabalho e a sua contribuição para a unidade”, pontuou Fernanda Simonetti.

A boa prática Avaliação patrimonial de bens – Laudo estruturado no formato de planilha, do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT15), em Campinas, foi apresentada pelo oficial de justiça Samuel Jesus de Oliveira. A ação busca esclarecer a fundamentação e a metodologia utilizadas para a avaliação patrimonial de bens, feita em cumprimento ao mandado judicial. “A medida contribui para a celeridade processual, a credibilidade dos atos do servidor público e reduzem as despesas processuais”, comentou Samuel.

Assista à íntegra do 10.º Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário:

Texto: Thays Rosário
Edição: Carolina Sette
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais